Autoeuropa mantém-se a maior exportadora e Petrogal foi a que mais importou
Instalada em Palmela, a Volkswagen Autoeuropa manteve-se a maior exportadora nacional de bens, apesar da quebra de dois dígitos na produção em 2020. Petrogal foi a que mais importou.
O setor automóvel continuou a dar cartas nas exportações em 2020, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, enquanto o setor petrolífero liderou o ano do lado das importações.
Os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as dez empresas que mais bens exportaram em 2020 tiveram um “peso” de 18,4% no total de exportações portuguesas. O ranking continuou a ser liderado pela Volkswagen Autoeuropa, apesar de a Covid-19 ter levado a uma quebra na produção de 25% no ano passado, estimou a empresa em novembro.
A fabricante automóvel alemã, instalada em Palmela, é ladeada na lista pela Petrogal, subsidiária petrolífera da Galp Energia, seguindo-se, em terceiro lugar, a papeleira Navigator. Fora do pódio das exportações está, por ordem crescente, a Bosch, a Continental Mabor, a metalomecânica Faurécia, o grupo automóvel PSA, a Visteon (fornecedora de eletrónica no setor automóvel) e a Aptivport (também do setor automóvel).
A décima posição é ocupada por uma nova entrante na tabela. Trata-se da Eberspacher Exhaust Technology, que fabrica escapes e está instalada em Tondela.
10 maiores exportadoras de bens em 2020
TAP entre as maiores importadoras
Em sentido inverso, do lado das importações de bens, as dez empresas que mais compram ao exterior “pesaram” 14,6% no total de importações do país no ano passado, aponta o INE. A lista é encabeçada pela Petrogal, efeito das importações de petróleo para consumo nacional.
A segunda posição foi ocupada pela Volkswagen Autoeuropa, seguindo-se o Pingo Doce, a cadeia de retalho alimentar do grupo Jerónimo Martins. O Lidl Portugal foi a quarta maior importadora, seguindo-se, por ordem crescente, a Galp Gás Natural, a Faurécia, a companhia aérea TAP (em resultado da aquisição de aviões), a Peugeot Citroën Automóveis, a Mercedes-Benz e a Bosch.
10 maiores importadoras de bens em 2020
Os dados do comércio internacional de bens ainda são preliminares e foram atualizados pela última vez esta terça-feira. Segundo o INE, as exportações de bens afundaram 10,2% em 2020, registando a primeira queda desde 2009 (anterior crise), enquanto as importações recuaram 15,2%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoeuropa mantém-se a maior exportadora e Petrogal foi a que mais importou
{{ noCommentsLabel }}