Musk oficializa mudança de títulos na Tesla: CEO é “Technoking” e CFO é “Master of Coin”

A Tesla anunciou novos títulos para o seu CEO e CFO. Elon Musk é agora designado de "Technoking" da empresa, enquanto Zack Kirkhorn é "Master of Coin". Informação foi oficializada à SEC.

O CEO e o CFO da Tesla têm novos títulos. Doravante, Elon Musk é o “Technoking” (Rei da Tecnologia) da fabricante automóvel, enquanto Zack Kirkhorn é o “Master of Coin” (Mestre da Moeda) da empresa.

O que poderia não passar de uma brincadeira é, na verdade, a nova realidade na Tesla, empresa cotada que vale 674,49 mil milhões de dólares a preço de mercado. A novidade foi oficializada num comunicado enviado à SEC, o regulador norte-americano dos mercados de capitais.

Apesar da mudança, tanto Musk como Kirkhorn mantêm as mesmas posições de CEO e CFO, o que significa que as responsabilidades de ambos — respetivamente, presidente executivo e administrador financeiro — não deverão sofrer alterações relevantes.

Musk não é um líder ortodoxo. Natural de África do Sul e recentemente considerado o homem mais rico do mundo, o gestor tem-se visto envolvido em diversas polémicas. Em agosto de 2018, recorrendo ao Twitter, revelou estar a “considerar” tirar a Tesla da bolsa e ter “financiamento assegurado” para isso, o que veio a revelar-se falso. O caso custou-lhe outro título, o de chairman da Tesla.

Meses antes, Musk tinha-se envolvido noutra controvérsia, envolvendo o resgate de uma equipa de futebol que ficou presa numa gruta. Também no Twitter, o gestor chamou de “pedófilo” a um dos mergulhadores envolvidos na operação, comportamento pelo qual foi processado. Em 2019, Musk testemunhou que o termo não era para ser levado em sentido literal.

Mais recentemente, ao longo das últimas semanas, Elon Musk tem-se posicionado como evangelizador das criptomoedas, publicando várias mensagens de apoio e glorificação dos ativos virtuais. Em fevereiro, a Tesla anunciou um investimento de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin e informou que planeia permitir a compra dos seus automóveis com bitcoin.

A mudança dos títulos, anunciada esta segunda-feira, pressionou as ações da Tesla na abertura. A cotação chegou a perder 1%, mas recuperou entretanto e a empresa valoriza 1,12%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Musk oficializa mudança de títulos na Tesla: CEO é “Technoking” e CFO é “Master of Coin”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião