Fintech365: Estas são as 22 fintechs pré-selecionadas para inovar com a banca. Há nove portuguesas

O objetivo do programa de inovação “Fintech 365” é desenhar o futuro dos serviços financeiros, proporcionando aos players da banca e startups da área financeira um espaço de cocriação.

O programa Fintech365 da Microsoft for Startups começou e já são conhecidas as 22 fintechs escolhidas para a primeira fase. Entre elas, há nove portuguesas: Automaise, Bee Engineering, Docdigitizer, Hapi, Itscredit, Loqr, Prazo.pt, Reflora Initiative e Visor.ai. E vão começar já a inovar com a banca portuguesa.

“Nas próximas três semanas, o Banco CTT, o BBVA, a Caixa Geral de Depósitos, a Fidelidade, o Novo Banco e a Unicre irão colaborar em conjunto com as 22 startups na exploração de sinergias de negócio”, lê-se em comunicado. O objetivo é responder a desafios concretos identificados pelas instituições financeiras, aproximando-as do ecossistema de startups.

“As 22 fintechs foram selecionadas por apresentarem abordagens diferenciadoras e prontas a implementar enquadradas nos cinco desafios propostos”, desde engagement e empoderamento digital, onboarding do cliente e interação, serviço B2B e open banking, jornada digital do crédito e, finalmente, novas fontes de recieta e modelos de negócio. Após as três semanas, cada instituição financeira irá escolher uma startup para desenvolver uma prova de conceito, com o apoio da Microsoft for Startups e da Portugal Fintech 365.

“Estamos muitos satisfeitos com as candidaturas recebidas e com a seleção final de fintechs. As startups são muito exigentes na escolha dos programas em que participam e estes resultados mostram que a aposta na interação direta com as instituições e sobre desafios concretos é fundamental”, afirma António Ferrão, responsável pelo programa.

No que diz respeito às candidaturas recebidas, 30% foram de startups portuguesas e 55% de países no resto da Europa. Além disso, o programa de inovação atraiu também candidaturas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e América do Sul. Mais de metade (53%) das startups candidatas encontram-se em fase seed.

“A qualidade das candidaturas que recebemos e a alcance geográfico das startups selecionadas provam que Portugal é, mais do que nunca, uma porta de entrada para estimular a inovação corporativa no mercado europeu. Acreditamos que esta parceria com a Portugal Fintech ajudará a contribuir significativamente para criar oportunidades de negócio diferenciadas no setor financeiro”, diz Andrea Rubei, marketing and operations executive director da Microsoft
Portugal.

Veja nesta imagem quem são as 22 startups pré-selecionadas:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fintech365: Estas são as 22 fintechs pré-selecionadas para inovar com a banca. Há nove portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião