Hoje nas notícias: Lojistas, guerra de preços e Rockport

  • ECO
  • 24 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os pequenos lojistas ainda não viram “a luz ao fundo do túnel”, apesar do fim do confinamento. No plano dos fundos europeus, o Estado espera apoiar a capitalização de pelo menos 1.300 empresas com verbas do Plano de Recuperação. Também em destaque na imprensa nacional, a notícia de que a marca de calçado Rockport vai reforçar a aposta no mercado ibérico.

Lojistas com quebras de 25% apesar da reabertura

Deixaram de estar sujeitos às restrições mais apertadas na segunda quinzena de abril. Mesmo assim, os lojistas de rua e estabelecimentos inseridos em centros comerciais registam quebras superiores a 25% desde que o setor reabriu, em comparação com o período equivalente do ano passado. Se contabilizada a totalidade do primeiro trimestre, as quebras rondaram os 75%. Estes dados foram avançados pela Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR), uma organização de defesa dos interesses dos lojistas. O presidente, Miguel Pina Martins, garante que o fim do segundo confinamento não gerou uma corrida às lojas.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

“Vem aí uma guerra de preços na distribuição”, diz presidente da Centromarca

O presidente da Centromarca, a Associação Portuguesa de Produtos de Marca, não tem dúvidas de que a situação financeira das famílias se vai agravar nos próximos meses, pelo que antecipa que o setor vai “operar num cenário de crise”, que vai provocar uma “guerra de preços na distribuição, entre os supermercados”. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Nuno Fernandes Thomaz assegura que “o preço vai ser o topo da prioridade e das estratégias comerciais e de comunicação” e que este cenário terá consequências para os fornecedores.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Visabeira e Mota-Engil lideram apoios de Bruxelas

Na lista dos 25 maiores “últimos beneficiários” de fundos europeus entre 2014 e 2020 estão sete nomes portugueses. Fernando Campos Nunes, dono da Visabeira, lidera a lista com 76,6 milhões de euros, seguido por António Mota, da Mota-Engil, com 72,6 milhões de euros. Estes empresários estão em terceiro e quarto lugares a nível europeu, numa lista encabeçada pela família Mittal, do grupo ArcelorMittal.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Estado espera ajudar na capitalização de pelo menos 1.300 empresas via PRR

O Estado pretende apoiar a capitalização de pelo menos 1.300 empresas com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O documento que foi entregue pelo Governo à Comissão Europeia destina 1.300 milhões de euros para este fim e o auxílio médio pode rondar, por isso, um milhão de euros por empresa. No entanto, o Ministério da Economia assegura que este valor “é meramente indicativo” e admite que muitas empresas “de pequena dimensão” terão necessidades de capitais “muito inferiores”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Rockport quer abrir mais 20 lojas na Península Ibérica

Com 13 lojas em Portugal e seis em Espanha, a Rockport quer abrir mais 20 lojas na Península Ibérica num investimento de cinco a seis milhões de euros. Esta intenção foi posta em stand by por causa da pandemia, mas deverá ser retomada em 2022. “Vamos aguardar para ver como correm as vendas e toda a operação durante este ano. Mas é nossa convicção que, em 2022, teremos condições para abrir pelo menos mais duas ou três lojas”, aponta ao Diário de Notícias o diretor regional do sul da Europa da Rockport.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lojistas, guerra de preços e Rockport

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião