“Vamos conseguir ter muitas ‘Web Summits’ com milhares de pessoas”, diz Rita Marques

  • ECO
  • 2 Junho 2021

A secretária de Estado do Turismo argumenta que Portugal é um destino "mais competitivo" na captação dos eventos que vão resistir à pandemia.

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, mostra-se confiante na retoma do turismo e na posição de Portugal na atividade dos eventos, à medida que a pandemia abranda, reiterando que “vamos conseguir ter muitas ‘Web Summits’ com milhares de pessoas juntas“. Isto já que, com a vacinação, “temos uma janela que se vai começar a abrir, novamente, de atividade da indústria dos eventos”.

Em declarações ao Público (acesso condicionado), a secretária de Estado argumenta que Portugal, “em relação aos eventos que ainda vão decorrer, é um destino ainda mais competitivo do que era no passado“. “Pode-me dizer que teremos menos eventos, e provavelmente é isso que vai acontecer no contexto mundial, mas Portugal pode sair na frente na captação dessa menor quantidade de eventos que vai existir”, considera Rita Marques.

Quanto às moratórias, Rita Marques adianta que “estão em créditos bancários cerca de cinco mil milhões de euros para o setor do turismo, isto é, dívida contratualizada na fase pré-pandemia”. Mas também aqui há otimismo no Ministério da Economia: “Estimamos que muitas empresas terão capacidade para honrar estes compromissos em setembro”, diz, admitindo de seguida que “muitas outras não terão”. “É em relação a essas que teremos de encontrar mecanismos que permitam o reescalonamento da dívida bancária”, indica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vamos conseguir ter muitas ‘Web Summits’ com milhares de pessoas”, diz Rita Marques

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião