CE disponibiliza 1,5 mil milhões a Portugal Continental e Açores para saúde, emprego e PME

  • Lusa
  • 28 Junho 2021

Bruxelas disponibilizou 1,5 mil milhões a Portugal Continental e aos Açores, para ajudar o país a “apoiar o sistema de saúde, as pequenas e médias empresas e investimentos em qualificação e emprego".

A Comissão Europeia disponibilizou esta segunda-feira 1,5 mil milhões de euros a Portugal Continental e aos Açores, para ajudar o país a “apoiar o sistema de saúde, as pequenas e médias empresas e os investimentos em qualificações e empregos”.

Em comunicado, o executivo comunitário anuncia que, das verbas anunciadas esta segunda-feira, os Açores irão receber 96 milhões de euros, e Portugal Continental os restantes 1,43 mil milhões de euros.

Segundo a Comissão, o objetivo dos fundos é o de “reforçar o sistema de saúde e a capacidade de testes nas escolas”, mas também o de fornecer “fundo de maneio às pequenas e médias empresas mais afetadas”, “aumentar os recursos humanos e os estágios nas escolas”, e “apoiar procedimentos de produção amigos do ambiente”.

As verbas anunciadas esta segunda-feira são mobilizadas através da iniciativa Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), que faz parte do Fundo de Recuperação e Resiliência ‘NextGenerationEU’, e que é constituído por 50,6 mil milhões de euros adicionais para financiar os programas de coesão da UE em 2021 e 2022.

Através da mesma iniciativa, a Comissão Europeia já tinha anunciado, em 04 de junho, que tinha disponibilizado 64 milhões para a Madeira, que se encontram agora a ser “investidos para facilitar a recuperação da região, incluindo através do apoio à manutenção de empregos e à criação de empregos para os desempregados e os mais jovens”.

Em comunicado, a comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, mostrou-se “satisfeita” pelo facto de que, “em toda a Europa e incluindo nas regiões ultraperiféricas”, os Estados-membros da UE estão a “aproveitar o apoio de emergência da Comissão para combater a pandemia e iniciar rapidamente uma recuperação de longo prazo”.

Os fundos aprovados esta segunda-feira correspondem ao total das verbas alocadas a Portugal em 2021 através do REACT-EU.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CE disponibiliza 1,5 mil milhões a Portugal Continental e Açores para saúde, emprego e PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião