Berardo paga caução com imóveis avaliados em oito milhões
Segundo o que ECO apurou, esse pagamento será feito através de uma hipoteca de imóveis que estarão em nome de alguns dos seus familiares. Carlos Alexandre aceitou essa forma de pagamento.
O juiz de instrução Carlos Alexandre aceitou a forma de pagamento da caução aplicada a Joe Berardo. Segundo o que ECO apurou, esse pagamento será feito através de uma hipoteca de imóveis que estarão em nome de alguns dos seus familiares que terão o valor total de 8 milhões.
O Ministério Público (MP) pediu cinco milhões como medida de coação no início de Julho. E o juiz de instrução validou essa proposta.
O empresário Joe Berardo e o seu advogado, André Luiz Gomes, foram detidos há três semanas e respondem por burla qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsidade informática, falsificação, abuso de confiança qualificada e descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público.
O juiz Carlos Alexandre considerou “fortemente indiciada a prática, pelos mesmos, em coautoria material e na forma consumada, de oito crimes de burla qualificada, um crime de branqueamento, um de fraude fiscal qualificada, dois de abuso de confiança qualificado e um crime de descaminho.
Segundo o Ministério Público, a investigação envolve um grupo “que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros” e que terá causado “um prejuízo de quase mil milhões de euros” à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao Novo Banco e ao BCP.
O caso conta com 11 arguidos (cinco pessoas individuais e seis pessoas coletivas) foi tornado público depois de uma operação policial em que foram feitas cerca de meia centena de buscas, três das quais a estabelecimentos bancários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Berardo paga caução com imóveis avaliados em oito milhões
{{ noCommentsLabel }}