Orçamento terá 990 milhões de euros para a TAP
João Leão revela que o próximo Orçamento do Estado vai ter uma dotação inscrita de 990 milhões de euros de apoios públicos para a TAP.
A TAP recebeu 1,2 mil milhões de euros, valor cujo prazo de reembolso foi prorrogado até ao final do ano. Além disso, recebeu 462 milhões do Estado a título de compensação por danos causados pelas restrições impostas pela pandemia, estando previsto que receba mais 500 milhões ainda durante este ano. E o Orçamento do Estado para 2022 trará mais quase mil milhões.
Em entrevista à RTP, João Leão revelou a companhia aérea deverá receber cerca de 500 milhões de euros em ajudas públicas ainda este ano, elevando o total em 2021 para um montante de mil milhões de euros.
E o próximo Orçamento do Estado vai ter uma dotação inscrita de 990 milhões de euros de apoios públicos para a TAP. O montante inscrito no OE para 2022 é o que está previsto no plano de reestruturação, que ainda está a ser avaliado pela Comissão Europeia.
Depois de 2022, não haverá mais dinheiro para a companhia, segundo Leão. “Com estes três anos fica completo o plano de capitalização” da companhia aérea, que a partir daí terá de encontrar outras formas de se financiar, até porque a CE não permitirá novas injeções.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Orçamento terá 990 milhões de euros para a TAP
{{ noCommentsLabel }}