Economia estabiliza no regresso das férias
Na semana que terminou a 5 de setembro, que foi de transição das férias para o regresso ao trabalho para muitos portugueses, a economia manteve crescimento mas a um ritmo estável.
A economia portuguesa entrou em setembro a crescer a um ritmo estável face à semana anterior, de acordo com o indicador do Banco de Portugal. Os dados reportam-se à semana que terminou a 5 de setembro, que foi de transição das férias para o regresso ao trabalho para muitos portugueses, e numa altura em que o país se mantém em processo de desconfinamento perante os progressos na vacinação.
“Na semana terminada a 5 de setembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente estabilizaram face à semana anterior“, adianta o banco central na atualização semanal do indicador desta quinta-feira.
A semana anterior tinha observado uma desaceleração marcada em ambos os indicadores, ainda que o país tenha avançado para uma nova etapa do plano de desconfinamento implementado pelo Governo. A situação estabilizou, entretanto, no arranque do novo mês.
A 5 de setembro, o último dia para o qual foi apurado o DEI, o crescimento homólogo do indicador foi de 5,2% — compara com os 2,6% da semana anterior. Quanto à média móvel semanal, o último valor é o de 2 de setembro: uma subida homóloga de 2,9% — compara com 2,1%.
Na comparação com a média dos últimos dois anos (2019 e 2020), depois da inversão para valores negativos no DEI da semana passada, o indicador diário registou uma taxa marginalmente positiva de 0,1% a 5 de setembro (-2% na semana anterior), enquanto a média móvel semanal face ao acumulado de dois anos a 2 de setembro foi de -1,5% (-2,6% na semana anterior).
DEI estável na comparação com acumulado de 2019 e 2020
Neste momento, com 85% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, Portugal mantém-se numa trajetória de normalização, após as restrições nos últimos meses. Com a abertura gradual das atividades, é expectável que a economia registe maior dinamismo nos próximos tempos, quando muitos portugueses estão de regresso ao trabalho após o período de férias.
A próxima divulgação do DEI está marcada para 16 de setembro.
(Notícia atualizada às 11h36)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia estabiliza no regresso das férias
{{ noCommentsLabel }}