Governo abre concurso para reconverter central a carvão do Pego

  • Capital Verde
  • 16 Setembro 2021

As propostas têm de ser entregues até 15 de outubro e a adjudicação será feita até 30 de novembro, avança o Expresso. Os futuros projetos serão explorados em regime de mercado, sem tarifas garantidas.

Depois de o ter anunciado em julho, o Governo vai avançar esta sexta-feira com a abertura de um concurso com vista à atribuição do ponto de injeção na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) atualmente ocupado pela Central Termoelétrica a carvão do Pego, que encerra no fim de novembro, avançou o Expresso.

De acordo com o secretário de Estado da Energia, João Galamba, citado pelo jornal, será leiloada a potência total da atual central a carvão, de 628 MW. A partir de 30 de novembro, Portugal deixará de ter centrais elétricas a carvão, depois de Sines ter encerrado no início deste ano.

Tal como já tinha sido avançado pelo Governo, esta potência será adjudicada apenas a novos projetos focados na produção de energia de fontes renováveis: produção de eletricidade renovável, gases renováveis, combustíveis avançados e/ou sintéticos, ou um mix destes todos, sendo ainda valorizada a inclusão de soluções de armazenamento de energia.

As propostas têm de ser entregues até 15 de outubro e a adjudicação será feita até 30 de novembro, diz o Expresso. Os futuros projetos serão explorados em regime de mercado e sem tarifas garantidas.

Serão valorizadas as propostas que criem valor económico para a região, novos postos de trabalho no médio-longo prazo e que impliquem o menor tempo possível entre o fim da atividade da central a carvão e a implementação do novo projeto com base em energias renováveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo abre concurso para reconverter central a carvão do Pego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião