Votaram 42,3% dos eleitores até às 16h, a participação mais baixa em autárquicas a esta hora

Tinham votado 42,34% dos eleitores até às quatro da tarde deste domingo eleitoral. É a afluência mais baixa por esta hora alguma vez registada em eleições autárquicas, confirma porta-voz da CNE.

Este domingo, pelas quatro da tarde, tinham votado menos eleitores do que nas autárquicas de há quatro anos. O Ministério da Administração Interna acaba de revelar que a participação eleitoral até às 16h00 era de 42,34%, abaixo dos 44,39% registados à mesma hora nas autárquicas de 2017 e um indício de que, este ano, a abstenção final poderá voltar a subir.

Trata-se também da participação mais baixa às 16h alguma vez registada em eleições autárquicas, confirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Tiago Machado, em declarações à RTP3: “Chega a ser mais baixa do que a de 2013, que, por esta hora, era de 43,4%”, disse, apontando que, nessas eleições, a abstenção final às 19h se cifrou em 47,4%, o atual recorde.

Indicador da afluência dos eleitores às urnas:

Fonte: SGMAI

No entanto, João Tiago Machado recusou tirar já conclusões a partir destes dados. E não comentou se o facto de as urnas fecharem às 20h este ano, uma hora mais tarde do que habitual, pode acabar por puxar pela taxa de participação no final: “É muito cedo para se analisar qualquer coisa. Tirar conclusões já daqui, acho muito cedo. Se compensa mais uma hora, não faço a mínima ideia.”

Ao meio-dia deste domingo, a participação dos eleitores tinha-se cifrado em 20,94%, igualmente abaixo da afluência às urnas à mesma hora em 2017. No entanto, pelas 16h, a diferença acentuou-se e passou a ser de 2,05 pontos percentuais, em comparação com os 1,11 pontos percentuais de diferença por volta da hora de almoço.

Há quatro anos, com mais de 9,4 milhões de eleitores inscritos, votaram menos de 5,2 milhões de pessoas, uma afluência de 54,97%. Ou seja, a abstenção nessas eleições fixou-se em 45,03%.

As eleições autárquicas têm sido as eleições com maior participação dos cidadãos, um facto que pode ser explicado pela proximidade. Este ano, os resultados provisórios só serão conhecidos a partir das 21h00.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Votaram 42,3% dos eleitores até às 16h, a participação mais baixa em autárquicas a esta hora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião