Pensões até dois IAS vão subir 1% já em janeiro

  • Lusa
  • 12 Outubro 2021

As pensões até dois IAS terão em 2022 uma atualização próxima de 1% em janeiro, disse o ministro das Finanças, a que se somará, em agosto, um aumento até 10 euros paras as reformas mais baixas.

As pensões até dois IAS terão em 2022 uma atualização próxima de 1% em janeiro, disse o ministro das Finanças, a que se somará, em agosto, um aumento até 10 euros paras as reformas mais baixas.

“Em 2022, e ao contrário do que sucedeu em 2021, temos prevista uma atualização das pensões, que se traduzirá, [nas pensões] até dois Indexantes e Apoios Sociais [IAS] num valor próximo de 1%”, referiu o ministro as Finanças, João Leão, que fez hoje a apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que na segunda-feira foi entregue no parlamento.

Acima dos dois IAS (cerca de 878 euros) e em períodos, como o atual, em que a evolução do PIB é inferior a 2%, a lei determina que a atualização seja feita apenas tendo como referência o indicador da inflação, estipulando que entre dois e até seis IAS haja um aumento em linha com a taxa de inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação, deduzida de 0,5 pontos percentuais, e entre seis e até 12 IAS em linha com a inflação deduzia de 0,75 pontos percentuais.

O OE2022 contempla um novo aumento extraordinário para as pensões mais baixas (até 1,5 IAS) que, somado ao que resulta da atualização, totalizará 10 euros, sendo o novo valor pago a partir de agosto.

Questionado sobre o motivo que levou o Governo a não aplicar desde janeiro este aumento extraordinário – como aconteceu em 2021 – o ministro das Finanças justificou a decisão com a necessidade de a enquadrar com “o leque alargado de medidas” de melhoria de rendimentos que a proposta orçamental do próximo ano contempla.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões até dois IAS vão subir 1% já em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião