5 coisas que vão marcar o dia

O ministro das Finanças vai dar uma entrevista ao ECO para explicar a proposta do OE2022, já o Presidente da República vai ouvir os partidos sobre o documento. BdP divulga dados do crédito ao consumo.

Esta sexta-feira, o ministro das Finanças vai dar uma entrevista ao ECO, onde vai explicar as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado. A marcar o dia está ainda a audiência do Presidente da República com os partidos. No plano económico, o Banco de Portugal vai divulgar os dados relativos ao crédito ao consumo, enquanto a ERSE vai apresentar a proposta do preço da eletricidade para o próximo ano.

Ministro das Finanças explica Orçamento do Estado no ECO

O ministro das Finanças vai dar, esta sexta-feira, uma entrevista ao ECO, onde vai explicar as principais prioridades da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). A entrevista a João Leão será transmitida em direto, a partir das 10h, no site do ECO e vai ser feita no ISEG, perante uma plateia de alunos de economia e gestão, e de professores que também vão poder confrontar o ministro com as opções do Orçamento para o próximo ano. O documento conta com um crescimento económico de 5,5% em 2022 e um défice orçamental de 3,2% do PIB, sendo que a dívida pública deverá encolher para 122,8% do PIB.

Marcelo ouve partidos sobre OE

O Presidente da República recebe os partidos com assento parlamentar para audiências esta sexta-feira à tarde, na sequência da apresentação da proposta de OE2022. Perante as ameaças dos partidos de esquerda de chumbarem a proposta tal como está (com o BE e PCP à cabeça), Marcelo Rebelo de Sousa já veio avisar que o país não pode ficar a viver em duodécimos e sem fundos europeus previstos no OE2022. Ainda assim, o Chefe de Estado diz que continua a estar convicto de que o documento vai ser aprovado, apesar de não excluir um cenário de eleições antecipadas.

ERSE apresenta proposta para preços de luz em 2022

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai apresentar a proposta tarifária para os preços da luz para o próximo ano. Na quinta-feira, o Governo publicou um despacho em Diário da Republica a informar que o desconto da tarifa social para a eletricidade vai manter-se em 33,8% em 2022 sobre as tarifas aos clientes finais. Em setembro, esta tarifa abrangia mais de 763 mil beneficiários, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia.

Como evoluem os novos créditos ao consumidor?

O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar os dados relativos ao crédito ao consumo referentes a agosto. Em julho, o crédito ao consumo subiu, após a contração registada no mês anterior. Nesse período, os bancos e as financeiras emprestaram 575 milhões de euros aos consumidores, com o crédito pessoal a ser o grande motor do crescimento registado em julho.

Ministros dos fundos no Portugal Air Summit

Esta sexta-feira, prossegue o Portugal Air Summit, a maior Cimeira no setor aeronáutico, defesa e espaço da Península Ibérica, que decorre este ano em Ponte de Sor até ao próximo domingo. A sessão de abertura desta sexta-feira vai contar com a presença do ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e a de encerramento com a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião