Huawei, DNS.PT e INCoDe.2030 empenhados em desenvolver talento português nas TIC

O objetivo do memorando é desenvolver uma nova geração de talento com competências tecnológicas alinhadas com as ambições do país em termos de transição digital.

A Huawei Portugal assinou um memorando de entendimento com a Associação DNS.PT e o programa INCoDe.2030, no âmbito do desenvolvimento do talento nacional nas áreas STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). O objetivo é reforçar e consolidar o compromisso da empresa com o desenvolvimento de uma nova geração de talento com competências tecnológicas alinhadas com as ambições do país em termos de transição digital. Tecnológica pretende lançar ainda este ano um programa de bolsas.

“A Huawei tem vindo a trabalhar com todos os stakeholders para potenciar o lançamento de vários programas de apoio ao talento nacional em Portugal”, afirma Steven Cai, vice-presidente para a Europa ocidental da tecnológica, em comunicado, destacando o papel fundamental do Governo português perante o grande desafio da transição digital. O líder referiu também o programa de bolsas “que irá beneficiar 50 estudantes universitários portugueses e que pretende ser lançado ainda este ano”.

“Há mais de 15 anos a contribuir para a modernização do País, a Huawei tem desenvolvido uma forte ligação ao setor da educação, tendo várias iniciativas em curso, como o ‘Smart Bus’, ‘Seeds for the Future’, ‘ICT Academy’, ‘Summer School for Female Leadership in Digital Age‘ e o mais recente laboratório de 5G (‘5GAIner’), a inaugurar ainda este ano em Aveiro”, detalha a empresa em comunicado.

Para aprofundar ainda mais este investimento, a Huawei Portugal compromete-se a lançar em breve um programa de bolsas de estudo, que pretende beneficiar um total de 50 alunos portugueses do ensino superior das áreas de engenharia. A iniciativa será realizada em conjunto com a associação DNS.PT, um dos parceiros da iniciativa Portugal INCoDe.2030, a qual visa melhorar o posicionamento e a competitividade de Portugal, de modo a garantir um lugar de destaque em competências digitais no período 2017-2030, através de um conjunto de ações e iniciativas a anunciar em breve.

“A inclusão digital é fundamental para uma inclusão social e para reduzir o digital divide”, diz Luísa Ribeiro Lopes, presidente da associação DNS.PT e coordenadora-geral do programa InCoDe.2030, apelando à igualdade no setor. “Prevemos entregar o mesmo número de bolsas a raparigas e rapazes”, adianta.

Já o CEO da Huawei Portugal, Tony Li, salienta a importância do acesso a uma educação de qualidade. “O compromisso da Huawei é determinante para a partilha de conhecimento com toda a indústria, e consequentemente, para a economia nacional”, dando oportunidade a todos os cidadãos de potenciar o seu talento, afirma.

Com as assinaturas de Luísa Ribeiro Lopes e Tony Li, ao lado de Steven Cai, na presença do secretário de Estado para a Transição Digital e da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o memorando foi assinado durante edição de 2021 da Web Summit, que terminou esta quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei, DNS.PT e INCoDe.2030 empenhados em desenvolver talento português nas TIC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião