5 coisas que vão marcar o dia

CNN chega a Portugal. INE mede o pulso ao país digital. É ainda o dia de conhecer as contas do Zoom, e o Banco de Portugal atualiza os dados do endividamento da economia.

O dia começa com o arranque da emissão obrigacionista do Sporting. Ao fim da manhã, o Banco de Portugal (BdP) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgam dados sobre a economia e a sociedade. É ainda dia de conhecer as contas do Zoom. À noite, desaparece a TVI24 para dar lugar ao novo canal CNN Portugal.

BdP mede o pulso ao endividamento

O BdP atualiza os dados do endividamento da economia, excluindo o setor financeiro. A nova informação diz respeito a setembro deste ano. No mês passado, o banco central revelou que o endividamento da economia nacional diminuiu 263 milhões de euros em agosto, fixando-se em 763,9 mil milhões de euros.

INE faz raio-X ao Portugal digital

O INE publica dois importantes conjuntos de dados relativos à utilização de tecnologias da informação e da comunicação pelas famílias e pelas empresas. Estes inquéritos anuais permitem medir o pulso à adoção de tecnologia no país, designadamente a quantidade de portugueses que usam internet e fazem compras em linha. Em novembro de 2020, o INE concluiu que 84,5% dos agregados familiares em Portugal tinham ligação à internet em casa. Além disso, a percentagem de utilizadores de comércio eletrónico registou “o maior aumento da série iniciada em 2022”, um crescimento de sete pontos percentuais face a 2019: 44,5% das pessoas dos 16 aos 74 anos fizeram encomendas pela internet nos 12 meses anteriores à entrevista.

Arranca emissão de dívida do Sporting

Foi na quinta-feira que a SAD dos “leões” anunciou a intenção de avançar uma emissão de obrigações com o objetivo de se financiar em até 30 milhões de euros. O período de subscrição de títulos de dívida do Sporting começa às 8h30 de hoje e decorrerá até 6 de dezembro. O clube oferece uma taxa de juro fixa bruta de 5,25% ao ano, paga em duas parcelas, e as obrigações vencem em 2024.

Zoom apresenta resultados

2020 foi o ano da pandemia, mas também o ano do Zoom. A plataforma de videoconferências disparou em popularidade, à medida que milhões de empresas e organizações em todo o mundo enviaram os respetivos trabalhadores para casa, em teletrabalho. A empresa apresenta os resultados relativos ao terceiro trimestre de 2021 (que, contabilisticamente, a empresa considera ser o terceiro trimestre de 2022). Os investidores farão zoom nas contas da empresa, em busca de sinais que permitam medir a sustentabilidade do negócio. A fasquia está alta: no terceiro trimestre de 2020, os lucros da empresa engordaram de 2,2 milhões para 198,6 milhões de dólares e as receitas mais do que quadruplicaram, ascendendo a 777,2 milhões de dólares.

CNN chega a Portugal e acaba TVI24

22 de novembro de 2021 ficará para a história do grupo Media Capital como o dia em que a TVI24 saiu de cena, para dar lugar à CNN Portugal. A empresa que detém a TVI estabelecer um acordo com a Warner Media para trazer para o mercado português a marca de informação com origem nos EUA. Na sexta-feira, durante uma apresentação com jornalistas, o empresário Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Media Capital e seu principal acionista, disse que foi o próprio que desafiou a CNN a vir para Portugal, e não o contrário. (Mário Ferreira também é acionista do ECO.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião