Portugal registou o terceiro maior crescimento da UE no terceiro trimestre

Apenas a Áustria e a França tiveram melhores desempenhos do que Portugal. Economia nacional cresceu 2,9% no terceiro trimestre, o terceiro melhor registo na UE.

A economia portuguesa cresceu 2,9% no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior. Foi a terceira taxa de crescimento mais elevada entre os Estados membros da União Europeia neste período, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

Apenas a Áustria e a França tiveram desempenhos económicos melhores do que Portugal. A economia austríaca avançou 3,8% e a economia francesa cresceu 3,0%, ou seja, apenas 0,1 ponto percentual acima da taxa de crescimento portuguesa.

Por outro lado, Roménia e Eslováquia observaram as taxas mais baixas neste período, crescendo apenas 0,4%, enquanto o PIB da Lituânia registou uma taxa de variação nula.

Em termos médios, a Zona Euro registou um crescimento de 2,2% e a União Europeia observou uma expansão económica de 2,1% em cadeia, com ambos os blocos a manterem o mesmo nível de recuperação que tinham verificado no segundo trimestre.

Com praticamente todos os países a crescerem — a exceção foi mesmo a Lituânia –, estes dados ilustram a recuperação económica na União Europeia ao longo de 2021, após o impacto da pandemia do novo coronavírus que se fez sentir, sobretudo no ano passado, e que obrigou governos e bancos centrais a lançarem apoios para mitigar os efeitos da Covid-19 na economia.

Em relação ao mercado de trabalho, Irlanda (+4,0%), Espanha (+2,6%) e Lituânia (+2,1%) observaram as taxas de crescimento de pessoas empregadas no terceiro trimestre face ao trimestre anterior. Já o emprego caiu na Letónia (-2,0%) e manteve-se estável na Finlândia.

Portugal ficou no meio da tabela ao registar uma taxa de 0,7%, aquém das média da Zona Euro e União Europeia (0,9%), segundo os dados do gabinete europeu de estatísticas.

(Notícia atualizada às 10h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal registou o terceiro maior crescimento da UE no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião