Eleições a bastonário: Menezes Leitão e António Jaime Martins são candidatos

O atual bastonário, Luís Menezes Leitão, e o ex-presidente do Conselho Regional de Lisboa, António Jaime Martins são, para já, os candidatos às eleições de novembro de 2022.

Já se começam a delinear as próximas eleições para o próximo triénio da Ordem dos Advogados (OA). A Advocatus sabe que o atual bastonário, Luís Menezes Leitão e o ex-líder da Regional de Lisboa, António Jaime Martins são candidatos a bastonário da OA.

Em, novembro de 2019, António Jaime Martins teve 4.264 votos na primeira volta e Luís Menezes Leitão contou com o apoio de 4.677 advogados. Ou seja: uma diferença de apenas 413 votos. Guilherme Figueiredo (o antecessor de Leitão) na primeira volta — tinha atingido o número de votos mais alto (6.121) mas depois, na segunda volta, acabou por perder para Menezes Leitão.

Na corrida estavam seis candidatos. Ana Luísa Lourenço, António Jaime Martins, Guilherme Figueiredo, Isabel da Silva Mendes, Luís Menezes Leitão e Varela de Matos foram os candidatos.

Agendadas para dia 27, 28 e 29 de novembro, as eleições para o triénio 2020-2022 já estão a marcar a diferença. Pela primeira vez, os advogados vão eleger o próximo bastonário da OA através de voto eletrónico. A extinção do voto em papel foi aprovada em julho, em assembleia geral, ainda assim não foi consensual a implementação do novo método.

O anúncio de Menezes Leitão foi feito, segundo fonte próxima da Ordem, numa reunião do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, a um ano das eleições.

O candidato Menezes Leitão conseguiu 8.762 votos na segunda volta das eleições, enquanto Guilherme Figueiredo, que procurava uma reeleição, alcançou nos 7.474 votos.

Neste ato eleitoral registaram-se ainda 3.503 votos brancos e 410 inválidos. Estavam aptos a votar nas eleições da Ordem dos Advogados cerca de 33 mil advogados.

No próximo — marcado para novembro de 2022 — fala-se ainda em nomes para candidatos como João Massano, atual líder da Regional de Lisboa, Paulo Pimenta, atual líder da regional do Porto e Rui da Silva Leal, que saiu da OA há uns meses, incompatibilizado com o atual bastonário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleições a bastonário: Menezes Leitão e António Jaime Martins são candidatos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião