Huawei lança bolsas de estudo na área “tech”. Só este ano serão 250 mil euros

Programa de bolsas é a mais recente iniciativa de tecnológica chinesa na área da formação. Metade das bolsas serão atribuídas a estudantes do sexo feminino.

A Huawei arrancou com um programa de bolsas de estudo para alunos de ensino superior das áreas de tecnologia e engenharia. Ao todo serão atribuídas 50 bolsas de estudo estando previsto só para este ano a alocação de 250 mil euros para este programa. Metade das bolsas será atribuída as estudantes do sexo feminino.

“A criação deste programa vai capacitar uma nova geração de talentos nacionais com competências tecnológicas que vão ao encontro das ambições de transição digital do País”, diz Tony Li, CEO da Huawei Portugal. Trata-se de um “grande passo dado pela Huawei Portugal, no intuito de colaborar no acesso a uma educação de qualidade que, consequentemente, será uma mais-valia para a economia nacional”, diz ainda o responsável da tecnológica, citado e nota de imprensa.

Dirigido a estudantes universitários de diversas áreas da engenharia e da ciência, o Programa de Bolsas da Huawei foi desenvolvido no âmbito de um memorando de entendimento, entre a Associação DNS.PT (.PT) e a Huawei Portugal, anunciado durante a edição deste ano da Web Summit. O programa conta com o apoio do INCoDe.2030, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e do Portugal Digital.

Apenas cerca de 8% do total de alunos matriculados no ensino superior em Portugal inscreveram-se em cursos STEM em 2020, segundo dados da Pordata, uma das percentagens mais baixas de diplomados nesta área, alertam os dados da OCDE. Num setor onde a disparidade de género tem vindo a acentuar-se. Numa década o fosso entre as mulheres e os homens que abraçaram uma carreira nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) aumentou. Em Portugal, no ano passado, apenas 19% de mulheres trabalhava nas tech, um recuo de 5,3 pontos percentuais em relação a 2012, segundo dados do Eurostat conhecidos em setembro. Nesse sentido, o programa destina “metade das bolsas a estudantes no feminino.”

“É um enorme orgulho lançar este programa em Portugal e poder alavancar os recursos da nossa organização em prol do talento nacional”, refere Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal. Este “investimento significativo na formação dos estudantes portugueses e um contributo indelével para um Portugal mais capacitado, mais digital e mais competitivo”.

O programa de bolsas é a mais recente iniciativa da tecnológica chinesa presente em Portugal há 17 anos. Smart Bus, Seeds for the Future, ICT Academy, Summer School for Female Leadership in Digital Age, a inauguração do 5GAIner, laboratório de 5G e Inteligência Artificial são algumas das iniciativas levadas a cabo pela companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei lança bolsas de estudo na área “tech”. Só este ano serão 250 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião