Este cartão de crédito é de bioplástico e foi feito a partir de milho e beterraba

  • Capital Verde
  • 15 Fevereiro 2022

"A aposta num cartão 100% sustentável acontece depois do Millennium BCP ter reforçado os seus níveis de exigência em relação à sustentabilidade e ao combate às alterações climáticas", explica o banco.

Sabia que é possível obter bioplástico a partir da fermentação de plantas, cereais e tubérculos e raízes que fazem parte da nossa alimentação, como o milho, a cana-de-açúcar, a mandioca ou a beterraba?

É precisamente através do açúcar presente nestes elementos da Natureza, que é fermentado e depois transformado em ácido polilático (Poly Lactic Acid ou PLA, no original, em inglês) que nasce o bioplástico que foi escolhido pelo Millennium BCP para dar corpo ao seu novo cartão de crédito Go! Changer”.

Distingue-o o facto de ser feito com materiais mais ecológicos e biodegradável, com reduzido impacto nos níveis de CO2.

“A aposta num cartão 100% sustentável acontece depois do Millennium BCP ter reforçado os seus níveis de exigência em relação à sustentabilidade e ao combate às alterações climáticas. O investimento neste novo cartão, feito com PLA e sem toxinas, faz com que haja um decréscimo de 65% de energia comparativamente à produção de plásticos convencionais e menos 68% de gases de efeito estufa gerados para a atmosfera”, anunciou o banco em comunicado.

Apesar de a taxa de degradação do PLA ser muito lenta à temperatura ambiente (não se observa, por exemplo a degradação do material submerso em água do mar, a 25°C, em mais de um ano), o facto de ser possível facilitar a sua deterioração de outras formas, através de processos como a hidrólise, a degradação térmica ou mesmo a fotodegradação, levou a que o Millennium BCP avançasse com a ideia.

Por cada subscrição do “Go! Changer”, o banco vai doar um euro à Associação Brigada do Mar. Além disso, 0,1% do valor das compras feitas com este cartão também revertem para esta associação.

O “GO! Changer” dispõe das mais recentes tecnologias Contactless e de pagamentos digitais, como a Apple Pay, Google Pay, MB Way, Garmin Pay, Fitbit Pay e Swatch Pay, que permitem aos clientes efetuarem pagamentos sem a introdução do cartão no leitor. A acrescentar a estas vantagens, o novo cartão permite, ainda, compras e adiantamentos de numerário a crédito (cash advance) em todo o mundo, através da rede VISA e, em Portugal, na rede Multibanco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este cartão de crédito é de bioplástico e foi feito a partir de milho e beterraba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião