EDP cai mais de 2,5% após revelar quebra nos lucros

Lisboa abriu a sessão oscilar entre ganhos e perdas, numa altura em que os investidores continuam atentos às tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia. EDP recua 2,6%, após apresentar resultados

A bolsa de Lisboa abriu a sessão desta sexta-feira a oscilar entre ganhos e perdas, numa altura em que os investidores continuam a centrar as atenções nas tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia. A penalizar o desempenho do PSI-20 está a EDP, que recua mais de 2% depois de apresentar resultados.

O Stoxx 600 soma 0,1%, a par com o alemão DAX e com o francês CAC-40, enquanto o espanhol IBEX-35 avança 0,3% a par com o britânico FTSE 100, numa altura em que os investidores continuam de olhos postos no conflito iminente entre a Rússia e a Ucrânia.

Na quinta-feira, o presidente dos EUA reiterou que tudo indica que as forças russas estão a planear uma invasão nos próximos dias e a preparar um pretexto para justificar esse ataque. Já esta sexta-feira, os rebeles pró-Rússia acusaram a forças ucranianas de bombardearem uma vila, segundo a Reuters.

Em Lisboa, o PSI-20 abriu pouco alterado, estando a somar 0,04%, para 5.660,58 pontos. A evitar ganhos mais expressivos do índice de referência nacional está a EDP, que recua 2,60%, para 4,078 euros, depois de ter revelado ao mercado que os seus lucros caíram 18% para 657 milhões de euros em 2021. Ao mesmo tempo, a EDP Renováveis cede 0,27%, para 18,56 euros.

Em contrapartida, a puxar pelo PSI-20 estão os ganhos do BCP e da Novabase. As ações do banco liderado por Miguel Maya somam 1,88%, para 19,55 cêntimos, enquanto os títulos da Novabase disparam 5,22% para 5,24 euros. Esta é a cotada que mais sobe nesta sessão, tendo chegado a disparar mais de 6% ao início da sessão, depois de ter revelado que o resultado líquido da empresa subiu 16,3% em 2021 para 8,7 milhões de euros.

Nota positiva também para a Galp Energia, cujos títulos somam 0,70% para 10,06 euros, apesar das desvalorizações do preço de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, referência para as importações nacionais, desvaloriza 0,74% para 92,23 dólares o barril, enquanto o WTI recua 0,79%, para 90,97 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP cai mais de 2,5% após revelar quebra nos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião