Gás natural sobe 7% para 77 euros por MWh

  • Lusa
  • 22 Fevereiro 2022

Gás natural TTF para entrega em março sobe 7% no mercado holandês para os 77 euros MWh, após Putin reconhecer republicas separatistas de Donetsk e Lugansk na Ucrânia Oriental.

O gás natural TTF (Title Transfer Facility) para entrega em março subiu esta terça-feira 7% no mercado holandês cerca das 9:30 em Lisboa, para 77 euros por megawatt hora (MWh), devido às tensões crescentes entre a Rússia e a Ucrânia.

Esta matéria-prima, que na segunda-feira fechou a 71,85 euros, esteve perto dos 80 euros nos primeiros minutos da sessão desta terça-feira.

A subida desta terça-feira reflete a decisão de Vladimir Putin de reconhecer as autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk na Ucrânia oriental, que desencadeou a rejeição internacional e o anúncio de sanções por parte das potências ocidentais.

Após os máximos históricos no final de 2021, o gás natural não atingiu 100 euros por MWh em qualquer ocasião desde o início do ano, embora os preços atuais sejam quase quatro vezes o preço de 19,3 euros por MWh que custava há um ano.

O elevado preço do gás natural, juntamente com o aumento dos custos de emissão de dióxido de carbono (CO2), é a causa da subida dos preços da eletricidade nos mercados grossistas em toda a Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural sobe 7% para 77 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião