Já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS

O número de declarações de IRS submetidas em menos de uma semana já ultrapassou a marca de um milhão. Os portugueses podem esperar os primeiros reembolsos na primeira quinzena de abril.

A campanha de IRS 2022, que se refere aos rendimentos auferidos em 2021, atingiu um marco esta terça-feira: já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS por parte dos portugueses, de acordo com as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças. No primeiro dia em que era possível submeter a declaração tinham sido entregues mais de 450 mil até às 18h.

Segundo os dados da Autoridade Tributária, foram entregues até ao momento 1.033.047 declarações de IRS. Esta segunda-feira o balanço apontava para as 836.431 declarações e na sexta-feira, o primeiro dia em que era possível submeter a declaração, estava ligeiramente acima das 450 mil até às 18h, de acordo o comunicado do Ministério das Finanças.

Esta evolução da entrega de declarações de IRS representa uma ligeira aceleração face ao ano passado quando foi preciso esperar até ao sexto dia da campanha IRS para atingir o marco de um milhão de declarações. Este ano a expectativa é que o ritmo dos reembolsos volte ao pré-pandemia, com um prazo médio de 17 dias: 12 dias para o IRS automático e 19 dias para o IRS manual.

No total, é expectável que sejam entregues mais de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal. No máximo, o reembolso tem de ser feito até ao final de julho.

A entrega da declaração de IRS em 2022, referente aos rendimentos auferidos em 2021, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças, sendo que os contribuintes podem recorrer à linha de apoio da AT através do 217 206 707. Muitos contribuintes beneficiam do IRS Automático, se preferirem, o que facilita o preenchimento da declaração, mas devem verificar os dados uma vez que pode ser mais vantajoso preencher manualmente.

Este ano a nota de liquidação passa a ter a referência à taxa efetiva de imposto paga pelo contribuinte, já tendo em conta as deduções à coleta e o próprio reembolso (se for caso disso). Tendo em conta que houve um ajuste nas taxas de IRS de retenção na fonte, os fiscalistas antecipam que o reembolso este ano seja menor, em comparação com o do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião