Transferir dinheiro com número de telemóvel? Saiba como funciona o SPIN em 10 perguntas e respostas
- Alberto Teixeira
- 20 Maio 2024
Vai ser possível transferir dinheiro para uma conta usando apenas o número do telemóvel. O SPIN chega em junho. Como vai funcionar? E quanto custa? 10 perguntas e respostas.
Ver Descodificador-
O que é o SPIN?
-
Mas eu já faço transferências com número de telemóvel…
-
Quando é que vai estar disponível?
-
Quem pode utilizar o SPIN?
-
Tenho de associar o meu número à conta para transferir dinheiro?
-
E para receber dinheiro?
-
Como transfiro dinheiro com o SPIN?
-
Como posso associar o número à conta?
-
O meu banco vai ter de disponibilizar o serviço?
-
Quanto vou pagar por esta funcionalidade?
Transferir dinheiro com número de telemóvel? Saiba como funciona o SPIN em 10 perguntas e respostas
- Alberto Teixeira
- 20 Maio 2024
-
O que é o SPIN?
O SPIN é a nova funcionalidade que permitirá a realização de transferências a crédito ou imediatas usando apenas o número de telemóvel em vez do tradicional (mas mais complexo) IBAN. Ou seja, quando quiser enviar dinheiro para a conta de um familiar ou amigo poderá fazer a transferência digitando o número de telemóvel de quem vai receber os fundos.
Também será possível realizar o mesmo tipo de transferências para empresas com o SPIN. Neste caso, o identificador da conta bancária é o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).
Proxima Pergunta: Mas eu já faço transferências com número de telemóvel…
-
Mas eu já faço transferências com número de telemóvel…
Sim, atualmente já é possível enviar ou receber dinheiro através de transferências usando apenas o número de telemóvel através do MBWay. O MBWay é uma funcionalidade disponibilizada pela SIBS, que é detida pelos maiores bancos. As transferências através do MBWay são realizadas com base em cartão de pagamento da marca MB.
De alguma forma o SPIN se assemelha ao MBWay, mas a nova funcionalidade será “mais abrangente”, na medida que as transferências serão baseadas em contas de pagamento. Além de que a funcionalidade se alarga à esfera das empresas.
Proxima Pergunta: Quando é que vai estar disponível?
-
Quando é que vai estar disponível?
Vai ser possível transferir dinheiro de uma conta para outra usando o número de telemóvel (ou NIPC) do destinatário a partir de 24 de junho. É esta, pelo menos, a data a partir da qual os bancos e prestadores de serviços de pagamento já poderão disponibilizar a funcionalidade aos clientes. A disponibilização do SPIN por parte dos bancos torna-se obrigatória a partir de 16 de setembro.
Proxima Pergunta: Quem pode utilizar o SPIN?
-
Quem pode utilizar o SPIN?
Qualquer pessoa ou empresa pode utilizar o SPIN desde que detenha uma conta de pagamentos num banco ou prestador de serviços de pagamento estabelecido em Portugal e que faça parte do sistema de pagamentos do Banco de Portugal – como é o caso dos principais bancos como a Caixa, BCP, Santander Totta, Novobanco, BPI, Banco Montepio e Crédito Agrícola
Consulte aqui a lista de bancos e outros prestadores que disponibilizam esta funcionalidade
Proxima Pergunta: Tenho de associar o meu número à conta para transferir dinheiro?
-
Tenho de associar o meu número à conta para transferir dinheiro?
Não. Não tem de associar o seu número de telemóvel ou NIPC à sua conta para iniciar uma transferência com recurso a esta funcionalidade.
Proxima Pergunta: E para receber dinheiro?
-
E para receber dinheiro?
Sim. Para ser beneficiário de uma transferência a crédito ou imediata com recurso ao SPIN tem de ter o seu número de telemóvel ou NIPC associado ao IBAN da conta. Só desta forma é que o sistema irá identificar a sua conta através do número de telemóvel (ou NIPC) para receber os fundos.
Nota importante: o número de telemóvel a utilizar como identificador da conta deverá ser o mesmo que está registado e certificado junto do banco, designadamente para efeitos de autenticação forte do cliente.
Proxima Pergunta: Como transfiro dinheiro com o SPIN?
-
Como transfiro dinheiro com o SPIN?
Em primeiro lugar, terá de assegurar que a pessoa para quem vai transferir o dinheiro tem o número de telemóvel associado à conta na qual pretende receber os fundos.
Depois basta ir ao canal do banco (app, homebanking) e introduzir o número de telemóvel do beneficiário – pode ser digitado manualmente ou pode ser introduzido através da seleção do contacto da lista telefónica.
Antes de dar autorização à operação, será apresentado o nome do primeiro titular da conta para onde irá enviar o dinheiro – ou o nome da empresa. Se estiver tudo certo, basta confirmar a operação.
Mas melhor do que explicar, pode perceber como vai funcionar o SPIN nestas ilustrações do Banco de Portugal.
Proxima Pergunta: Como posso associar o número à conta?
-
Como posso associar o número à conta?
Deve pedir para associar o número de telemóvel (ou NIPC no caso de pessoas coletivas) ao IBAN através dos canais do banco ou prestador junto do qual a sua conta está domiciliada. Poderá fazer o pedido de associação, no mínimo, através da app de telemóvel ou do homebanking do banco, mas também poderá ser possível fazê-lo ao balcão ou através do telefone.
Poderá posteriormente alterar o número de telemóvel que está associado à conta ou mesmo eliminá-lo.
Duas notas: poderá associar mais de que um número à mesma conta (como, por exemplo, numa conta de casal); mas não poderá ter o mesmo número associado a mais do que uma conta.
Proxima Pergunta: O meu banco vai ter de disponibilizar o serviço?
-
O meu banco vai ter de disponibilizar o serviço?
Se a instituição da qual é cliente estiver estabelecida em Portugal e integrar o sistema de pagamentos SICOI, então vai ter de lhe disponibilizar o SPIN.
Consulte aqui a lista de bancos e outros prestadores que disponibilizam esta funcionalidade
Proxima Pergunta: Quanto vou pagar por esta funcionalidade?
-
Quanto vou pagar por esta funcionalidade?
Esta funcionalidade não tem custos adicionais para os clientes. O Banco de Portugal é claro: “Os prestadores de serviço de pagamento não podem cobrar nenhuma comissão aos utilizadores pelo uso do SPIN.”