Economista e ex-ministro da Economia num governo de António Guterres, Daniel Bessa diz que Costa conseguiu "trazer o Bloco e o PCP para o Tratado Orçamental".
Daniel Bessa reconhece que quem ficou à espera que o Governo caísse “já deve estar um pouco cansado”. Apesar de afirmar que não é muito simpatizante da “gerigonça”, o economista elogia Costa por ter conseguido o apoio do PCP e do Bloco para apresentar um défice inferior a 2% à custa de algumas medidas.
A gerigonça vai conseguir cumprir a legislatura até ao fim?Talvez, está à vista que, quem ficou à espera que ela caísse, já deve estar um pouco cansado. Está a mostrar uma durabilidade e consistência inesperadas, e que decorrem basicamente da adesão do Bloco de Esquerda e do PCP ao Tratado Orçamental.
Quer dizer que não é António Costa que se está a moldar ao PCP e ao Bloco mas o contrário?Não posso estar mais de acordo com o Dr. Marques Mendes: António Costa trouxe o Bloco e o PCP para o Tratado Orçamental e isso é um serviço inestimável, trazer esses dois partidos para a área da governação. Agora, é saber se eles mantêm essa adesão caso mude o tipo de Governo porque, se o PCP e o Bloco se mantivessem no Tratado Orçamental com um Governo que eles diriam de direita, Portugal teria dado um enorme passo em frente.
O que quer dizer com isso, que eles podiam ter aderido ao Governo de Passos Coelho?"António Costa trouxe o Bloco e o PCP para o Tratado Orçamental e isso é um serviço inestimável.”
Nem olho para trás, mas sim para o futuro. Eu prezo muito o Tratado Orçamental porque Portugal já gastou de mais e não é solução gastar. Foi o que fizemos com um resultado nulo, se fosse capaz de trazer o PCP e o Bloco a essa conversão isso mudaria muita coisa em Portugal. O que me incomoda mais é que ser de esquerda signifique ser pelo défice, com isso não atino. Se ser de esquerda é fazer coisas como se estão a fazer, não acho mal de todo — subir as pensões mais baixas –, não sei mesmo se alguém acha. A novidade maior, é o primeiro-ministro e Mário Centeno irem apresentar um défice de menos 2% e, para isso, atrasarem a introdução de algumas medidas e essa decisão merecer o acordo do PCP e do Bloco. É uma mudança grande e boa.
Sabia que…
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Daniel Bessa: “Este Governo está a mostrar uma durabilidade e consistência inesperadas”
{{ noCommentsLabel }}