Neste momento, o maior risco orçamental vem do crescimento (ou da falta dele), e é preferível usar toda a margem disponível para o garantir em vez de tentar fazer um brilharete.
Este Programa de Estabilidade (PE) parece relativamente conservador do ponto de vista orçamental e consistente com os objectivos definidos pela Comissão Europeia: reduz a dívida pública já a partir deste ano, reduz o défice para perto dos 3% do PIB já no próximo ano e segue uma política orçamental em linha com a evolução do ciclo económico – estimulando a economia este ano e no próximo, e reduzindo o défice estrutural a partir de 2023, quando a economia já estará de volta ao nível anterior ao verificado antes da crise. Na verdade, este programa é de tal forma conservador que João Leão até promete cortar a dívida mais rápido do que fez Mário Centeno (e o próprio João Leão) entre 2015 e 2019. E para o fazer conta com a ajuda das duas bazucas: a do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.