ESC

Retiros, sim. Mas executivospremium

Contrariando as formações que se resumem a uma sala de aula e um conjunto de slides, a Business Retreats quer formar os executivos e gestores portugueses num ambiente de retiro.

Os grandes experts estão, normalmente, disponíveis em grandes eventos, com muito público, num formato de palestra, e por poucos minutos. A Business Retreats quer, precisamente, o contrário: ter especialistas a conversar de forma informal e com grande proximidade com um pequeno grupo de formandos e com muito mais tempo disponível. Este ano, a 12 e 13 de novembro, a Business Retreats trará a Portugal o ex-diretor de marketing e comunicação da Harley Davidson, Ken Schmidt, e o consultor de branding da Coca-Cola, Martin Flaherty, para um curso sobre branding e posicionamento, em Tomar.

"Queremos dar oportunidade aos participantes dos nossos retiros de, durante dois dias, aprenderem e debaterem com os melhores a nível global, numa experiência de formação intensiva e num ambiente altamente interativo, potenciando o networking e a criação de sinergias entre todos os presentes”, explica João Cascão, managing partner da Business Retreats.

O projeto português, criado por João Cascão, António Ferreira e Francisco Matalonga, nasceu nos primeiros meses do ano passado, com o objetivo de trazer a Portugal líderes internacionais que pudessem transmitir aos executivos portugueses o seu conhecimento sobre temas variados de gestão. O conceito assenta em retiros executivos de dois dias em locais fora da cidade, em contacto com a natureza, onde os gestores podem sair da rotina e imergir em dias intensos de formação, focada em temáticas estratégicas específicas.

“Existe uma necessidade do mercado português em ter grandes experts de gestão a nível internacional a partilharem com outros líderes portugueses os seus casos de sucesso, estratégias e ferramentas utilizadas em grandes multinacionais, como é o caso da Google, Coca-Cola, Harley-Davidson, Audi, Intel, entre outras. Apesar da esfera formativa ser muito vasta, não conseguimos encontrar formatos intensivos de formação de dois dias focados num só tema estratégico para as empresas com os melhores experts internacionais”, conta António Ferreira, managing partner dos retiros executivos, à Pessoas.

Queremos dar oportunidade aos participantes dos nossos retiros de, durante dois dias, aprenderem e debaterem com os melhores a nível global, numa experiência de formação intensiva e num ambiente altamente interativo, potenciando o networking e a criação de sinergias entre todos os presentes.

João Cascão

Managing partner da Business Retreats

A Business Retreats nasceu com o propósito de gerar competitividade, inovação e sustentabilidade para as empresas portuguesas, através de uma experiência diferenciada de formação presencial para gestores, consultores e empreendedores. “As pessoas fazem as empresas e estamos certos que o nosso modelo é um mecanismo perfeito para potenciar estes três objetivos, capacitando as equipas com o melhor conhecimento atualizado”, acrescenta.

Formação intensiva, alternada com momentos de descontração

O cenário em que são feitos estes retiros também ajuda à proximidade, descontração e boa disposição. Um “retiro no meio da natureza, longe da agitação citadina”, que permite aos participantes “saírem do ambiente corporativo tradicional, pensarem de forma diferente e trabalharem de forma mais focada”, descreve Francisco Matalonga, business development manager da Business Retreats. Além da acomodação convidativa, o retiro conta também com surpresas e momentos de descontração e lazer, como, por exemplo, uma refeição volante com comida tradicional gourmet ao som de uma banda jazz ao vivo tendo a natureza como pano de fundo ou um sunset barbecue.

Mas os momentos de lazer são apenas para relaxar e fazer algumas pausas da formação intensiva. Os cursos da Business Retreats têm uma componente imersiva de trabalho presencial durante dois dias, com um dia extra, antes do início do retiro, para as inscrições early bird.

“Os dois dias de curso estão divididos em quatro grandes blocos, duas manhãs e duas tardes, onde existirão momentos teórico-explanatórios sempre seguidos de momentos práticos para aplicação das metodologias a casos reais dos participantes sempre que possível, havendo antes de cada curso um briefing e preparação dos conteúdos/informação a trazer por cada participante”, explica António Ferreira.

No final do curso, há um acompanhamento online, durante 15 dias, para partilhar a experiência de implementação daquilo que foi aprendido, bem como para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir mais tarde. Este ano, a 12 e 13 de novembro, a Business Retreats trará a Portugal o ex-diretor de marketing e comunicação da Harley Davidson, Ken Schmidt, e o consultor de branding da Coca-Cola, Martin Flaherty, para um curso sobre branding e posicionamento, em Tomar.

As pessoas fazem as empresas e estamos certos que o nosso modelo é um mecanismo perfeito para potenciar estes três objetivos, capacitando as equipas com o melhor conhecimento atualizado.

António Ferreira

Managing partner da Business Retreats

O retiro tem um custo de 1.560 euros (+IVA), mas as inscrições já estão encerradas, pois as vagas são limitadas para garantir um evento premium. No próximo ano, os retiros contarão em janeiro com Jake Knapp, criador da metodologia Design Sprint da Google, que dará um curso sobre produto e inovação (tem um custo de 1.625 euros, mais IVA), e em junho com Jocko Willink, ex-comandante da marinha naval norte-americana, responsável pelo curso sobre operações e liderança (1.979 euros mais IVA).

As formações da Business Retreats são dirigidas a executivos como diretores de marketing, diretores de produto/inovação, diretores-gerais, CEO e consultores.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos