2024, o ano de Trump?premium

Um novo triunfo de alguém que nega a ciência e é desprovido de valores básicos de decência e honestidade será a primeira pedra da decadência dos EUA.

A mais grave crise financeira desde a Grande Depressão, uma pandemia sem paralelo desde a gripe pneumónica, o regresso da guerra ao continente europeu, a ascensão dos populismos, a fratura entre blocos: as primeiras décadas do século XXI têm semelhanças assustadoras com as do século XX. Há também diferenças significativas. A regulação financeira e a solvência da banca é muito mais robusta. O mundo está melhor preparado para responder a uma pandemia e criar vacinas. Na Europa nasceu e cresceu um projeto de paz que, apesar dos problemas que o consomem e de ter perdido um dos seus principais membros, mantém-se como um cimento do continente. Mesmo sem o vigor de outros tempos, o multilateralismo vai-se aguentando de pé. Não existia, por outro lado, a ameaça do aquecimento global e a urgência

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.