A festejar ‘à grande’ como em 1999?premium

No meio de tanto entusIAsmo, a ‘segunda-feira sangrenta’ em bolsa vivida pelos investidores e pelas tecnológicas de IA parece ‘quase’ esquecida. Reajuste ou a 'bolha IA' está a rebentar?

Esta opinião integra a 13.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Tem sido um verdadeiro dilúvio de capital o que tem sido investido na Inteligência Artificial (IA). Só a Alphabet, a dona do Google e YouTube, anunciou em fevereiro um investimento de 75 mil milhões de dólares nesta tecnologia; a Amazon chutou a aposta para os 100 mil milhões de dólares para data centers, chips e outros equipamentos críticos de IA. Nada que se compare com os 500 mil milhões de dólares que um consórcio de privados, liderado pela OpenAI e pelo japonês SoftBank, se prepara para injetar no chamado projeto Stargate para a criação de infraestruturas nos Estados Unidos para dar resposta às necessidades de computação exigidas para ‘treinar’ os modelos de linguagem em grande escala (LLM, na sigla em inglês)

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.