Editorial

A ordem sindical (dos advogados)premium

A ordem dos advogados quer limitar o acesso à profissão, o que, no final do dia, é um mau serviço aos destinatários dos serviços de advocacia. Qual é o objetivo? É fechar o mercado à concorrência.

A Ordem dos Advogados transformou-se, definitivamente, num sindicato profissional de todos os que já estão a trabalhar. A ordem quer proteger o mercado e diminuir a concorrência futura entre advogados, o que só servirá para prejudicar todos os que precisem daqueles serviços. De que forma? Com a nova disposição, a ser ainda aprovada na assembleia da República, só poderão inscrever-se na ordem e ter o título de advogado os alunos com mestrado em Direito, deixando de valer a licenciatura de três anos (a de pós-Bolonha, definida pelo próprio Estado). A decisão aprovada na assembleia geral da Ordem dos Advogados é intolerável a vários níveis, e é suportada em argumentos falsos que escondem a verdadeira intenção (e mostram a natureza da ordem): As novas regras de acesso à profissão “reforçam o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.