O ano em que o mito morreupremium

Demorou 14 anos, mas o sonho das criptomoedas está finalmente enterrado. Foi preciso torrar muitos milhares de milhões de dólares, mas agora é preciso garantir que não ressuscita.

A ideia do dinheiro descentralizado surgiu graças ao muito famoso artigo científicoescrito por Satoshi Nakamoto em 2008. A ideia inovadora prometia descentralizar a economia, criar um mecanismo de valor resistente à inflação, terminar com o poder dos bancos centrais, fazer desaparecer os intermediários, promover a privacidade e dar poder aos cidadãos anónimos. Catorze anos depois, qualquer escrutínio independenteverifica que não só todas estas promessas eram falsas como ainda se criaram novos problemas. Vamos a eles. Nascida em plena recessão provocada pela crise da Lehman Brothers, a bitcoin prometia libertar os cidadãos da dependência do Estado Central e das políticas monetárias ditadas pela elite da sociedade. Ora, o que aconteceu foi o inverso: criou-se um mecanismo de especulação

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.