O volte-face de Lagardepremium

Lagarde facilitou com a inflação e agora vai meter-se em areias muito movediças. Não lhe auguro grande sorte.

Cerca de dois anos depois de ter afirmado que ao Banco Central Europeu (BCE) não cabia eliminar os prémios de risco na zona euro (“ we are not here to close spreads”), eis que a senhora Lagarde acaba de anunciar a criação de um instrumento com vista, precisamente, a eliminar os prémios de risco! As voltas que a vida dá. A presidente do BCE, que já em 2020 havia feito uma espécie de marcha atrás nas suas declarações, sob pressão da Itália, está agora novamente sob pressão da Itália a desmentir-se a cada dia que passa. O que vai então fazer o BCE? Vai usar de “flexibilidade” na gestão do seu programa de compra de activos financeiros, que continuará a reinvestir os valores que, entretanto, forem sendo reembolsados na sequência de investimentos passados. A “flexibilidade” de Lagarde e

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.