Os mentirosos que merecemospremium

Em Portugal não há um Alex Jones, mas vários pequenos manipuladores vão dando um ar da sua graça nas redes sociais e em alguns jornais.

Agora que Alex Jones foi condenadopelo crime de difamação e forçado a pagar 50 milhões de dólares, é fácil pensar que o castigo foi merecido e justo. Mas convém não esquecer quem durante anos promoveu esse mesmo Jones a figura de primeira linha, lucrando com isso. O massacre de Sandy Hook ocorreu em dezembro de 2012 e Alex Jones começou imediatamente a propagar as suas teorias da conspiração; o seu crescimento foi feito graças à promoção que lhe foi dada no Facebook, no Youtube e no Twitter - que empacotaram e promoveram o seu discurso de ódio para o monetizar e converter mais alguns cidadãos para as teorias da conspiração. Jones entrou no mainstreamcom a candidatura de Donald Trump e a radicalização do discurso que se seguiu, e mesmo assim as plataformas continuaram a promover a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.