Soberania económicapremium

As nações e os blocos regionais redescobrem o valor da soberania económica e constroem novas fortalezas.

Coação económica, deriskinge decoupling, são as novas palavras de ordem das relações internacionais. Independentemente das diferenças de grau, todos eles representam o fim da globalização como a conhecemos nos últimos 30 anos. As nações e os blocos regionais redescobrem o valor da soberania económica e constroem novas fortalezas. A Ocidente, o erguer de muros criará inevitáveis tensões entre os EUA e a EU. Assim, para a Europa não bastará fazer o deriskingrelativamente à China e Rússia; também o deve fazer relativamente aos aliados americanos 1. FortalezasEmmnuel Macron publicou em meados de maio um artigo no Financial Times em que reflete (de novo) sobre o valor da soberania económica e apela ao fim da ingenuidade globalizadora. Uma semana depois reuniu em Versailles 200 CEO

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.