Dojo AI capta um milhão para ajudar marcas a serem ‘Sensei’ digitais
A startup cofundada por António Alegria e Duarte Garrido já tem "mais de 20 clientes, maioritariamente nos Estados Unidos e Reino Unido". Acaba de angariar um milhão de euros numa ronda 'pré-seed'.

A Dojo AI levantou um milhão de dólares (cerca de 881 milhões de euros) numa ronda pré-seed para levar o seu Agente IA de marketing às marcas, ajudando-as a transformarem-se em mestres ‘Sensei’ do marketing digital. No início do próximo ano, a startup estima avançar para uma nova ronda de investimento.
“A Dojo AI é o primeiro ‘AI Marketing Operating System’ que permite às challenger brands competir com grandes empresas, automatizando e unificando todas as operações de marketing numa única plataforma”, explica Duarte Garrido, juntamente com António Alegria, cofundador da startup.
No core da Dojo estão “agentes de IA especializados (data analyst, performance agent, SEO agent, content agent, market research agent) orquestrados pelo ‘Sensei’, um copiloto que se integra automaticamente com ferramentas como Google Ads, Meta e LinkedIn, substituindo mais de dez ferramentas fragmentadas por um digital twin [gémeo digital] com toda a data de marketing, capaz de executar campanhas e conteúdos omnicanal”, descreve o cofundador.
A startup já tem “mais de 20 clientes, maioritariamente nos Estados Unidos e Reino Unido”, entre os quais a Yonder, PensionBee, Broadvoice, Ecologi, Work.Life, Hubstar e a Unbabel. Com esta injeção de capital — que teve a “Heartfelt.vc como fundo principal e um conjunto de angels de cargos seniores em empresas como Broadvoice, PensionBee, ServiceNow, Adobe, Expedia, Syngenta e ProjectA” a participar — tem planos para “contratar a equipa de engenharia para desenvolver o nosso produto Alpha (AI Marketing Agent System) e levá-lo a mercado”, adianta Duarte Garrido.
A equipa conta com sete pessoas, baseadas em Lisboa e Londres. “Já fechámos as contratações para este ano”, diz, quando questionado sobre novas contratações. Há ainda planos de, a curto prazo, voltar a reforçar o capital da startup. “No início do próximo ano levantaremos um seed“, afirma, com um montante ainda “indeterminado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.