Lucro de 332 milhões do CaixaBank supera estimativas

Grupo catalão que lançou uma oferta sobre o BPI viu os lucros subirem 15% no último trimestre.

O CaixaBank registou um lucro de 332 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, o que corresponde a um aumento de 15% face ao resultado de 288 milhões de euros alcançado no mesmo período do ano passado. Além disso, compara com os 274 milhões de euros esperados pelos analistas sondados pela Bloomberg.

Com o principal negócio do banco em queda, Gonzalo Gortázar, presidente do CaixaBank, está a reduzir os custos operacionais, enquanto direciona atenções para o negócio da área do seguro e da gestão de ativos para compensar o abrandamento na atividade de empréstimos, cujas receitas cedem à pressão das baixas taxas de juro na Zona Euro.

De resto, a margem financeira do banco — a receita que obtém dos juros dos empréstimos menos a despesa que paga com juros dos depósitos — permaneceu nos 1,04 mil milhões de euros. Ainda assim, o facto de as provisões para o malparado terem recuado para os 265 milhões de euros ajudaram o banco a melhorar o desempenho no último trimestre.

O CaixaBank está a finalizar a compra do banco português BPI. A Oferta Pública de Aquisição (OPA) já foi submetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e aprovada pela administração do banco, com os espanhóis a oferecerem uma contrapartida de 1,134 euros por cada ação que ainda não detém na instituição portuguesa. No total, oferecem cerca de 900 milhões de euros para passar a deter os restantes 55% do capital do banco nacional que ainda não está a sua posse.

As ações do CaixaBank desvalorizam 15% desde o início do ano, sendo uma das cotadas com pior desempenho na bolsa madrilena. A capitalização bolsista do banco catalão é de cerca de seis mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro de 332 milhões do CaixaBank supera estimativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião