China: Exportações em queda há sete meses
As exportações da China continuam a cair. Outubro foi o sétimo mês de queda e a culpa parece ser da procura global fraca.
As exportações da China caíram pelo sétimo mês em outubro. Esta queda parece dever-se à procura global fraca por bens produzidos pela maior segunda maior economia mundial. E mantém os responsáveis pela política dependentes de motores internos de crescimento para alcançarem os seus objetivos económicos.
Segundo a Bloomberg, as expedições para o exterior caíram 7,3% em termos homólogos. Apesar de ser outra descida, a leitura é melhor do que a queda de 10% registada no mês de setembro. Já as importações recuaram 1,4%.
“A procura externa continua fraca de forma generalizada”, diz a economista do HSBC Holdings Julia Wang, em Hong Kong. “Em relação às importações, a procura por matérias-primas ainda está a aguentar-se bem, o que sugere que o investimento nas infraestruturas domésticas deve continuar forte”, acrescenta a economista.
Esta procura fraca tem sido compensada pela depreciação de quase 9% do yuan desde agosto de 2015. No entanto, a descida da moeda não foi capaz de oferecer um impulso significativo às exportações. “Estas dinâmicas estão muito mais relacionadas com a procura global fraca e pelo terrível cenário do comércio global do que com algo diretamente relacionado com o crescimento chinês”, diz Andrew Polk, responsável pelo research da Medley Global Advisors.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
China: Exportações em queda há sete meses
{{ noCommentsLabel }}