Coleção de arte de Bowie leiloada pela Sotheby’s
Cerca de 400 objetos de arte da coleção privada do cantor britânico David Bowie, falecido em janeiro, aos 69 anos, vão ser leiloados hoje e amanhã, em Londres, pela leiloeira internacional Sotheby's.
Entre as obras – que estiveram em exposição pública durante dez dias antes do leilão – encontram-se criações de artistas muito cotados internacionalmente, como Damien Hirst e Henry Moore.
No conjunto estão 267 pinturas, na sua maioria de artistas do século XX, do Reino Unido, cujo valor global ascende a dez milhões de libras (quase 12 milhões de euros).
Intitulado “#BowieCollector”, o leilão vai dividir-se em três partes, duas delas com arte moderna e contemporânea, e uma terceira centrada em peças do desenhador italiano Ettore Sottsass e do Grupo Memphis.
David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, “Blackstar”, gravado quando já se encontrava doente.
O autor de temas como “Life on Mars” e “Space Oddity” escondeu dos olhos do público a sua faceta de colecionador de pintura, escultura e móveis, que agora se revela pela primeira vez.
No leilão será possível adquirir trabalhos de autores como Graham Sutherland, Frank Auerbach, Stanley Spencer, Patrick Caufield e Peter Lanyon, Marcel Duchamp, Henry Moore, peças de arte africana contemporânea, arte marginal e surrealismo, movimentos pelos quais Bowie – que também arriscou a pintura – tinha um gosto especial, como os trabalhos do chamado “Grupo Gugging”, feitos por pacientes da clínica psiquiátrica de Viena.
A peça mais valiosa é “Air Power” (1984), um ‘graffiti’ de Jean-Michel Basquiat, com um preço estimado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (de 2,9 a 4,1 milhões de euros).
Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme “Basquiat” (1996), no qual interpretou o artista da ‘pop art’ Andy Warhol.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coleção de arte de Bowie leiloada pela Sotheby’s
{{ noCommentsLabel }}