No arredondar é que está o ganho

"Grão a grão enche a galinha o papo", é o conceito de poupança por de trás dos programas de arredondamentos dos bancos. Ferramentas que pode usar nas suas compras de Natal.

Poupar é difícil, mas há formas de tornar esse exercício menos doloroso. Os mecanismos de poupança automática e de arredondamentos disponíveis em alguns bancos servem para isso mesmo. E nas compras desta quadra natalícia poderão ser uma ferramenta útil, já que em cada consumo que fizer pode estar uma oportunidade de poupança.

Arredondar o valor das compras com cartões ou dos pagamentos de serviços e canalizar esse diferencial de dinheiro automaticamente para uma conta poupança. Foi com esse objetivo que, em 2011, ano em que estalou a crise financeira em Portugal, a CGD e o Novo Banco lançaram “facilitadores” de poupança, associados a programas de arredondamentos. A ideia era aplicar às poupanças a máxima da sabedoria popular “grão a grão enche a galinha o papo”. Recentemente, o Montepio juntou-se a essa onda de arredondamentos, tendo como principal foco o reforço das poupanças dos mais pequenos.

Aquilo que os programas de arredondamentos permitem é criar um hábito de poupança através de quantias pequenas e em que o consumidor não necessita de tomar uma ação deliberada nesse sentido. Ou seja, após a adesão a um programa de arredondamentos todo o processo de poupança é automático. Aquilo que poderá selecionar é sobre o que incidirá e a fórmula do arredondamento que pretende usar, que pode assumir valores desde um cêntimo até 25 euros, consoante também o banco. Conheça abaixo mais em detalhe os programas de arredondamento disponíveis na CGD, Novo banco e Montepio, e saiba como pode fazer crescer as suas poupanças em cada um dos casos.

Oferta dos bancos

  • Na Caixa poupa sempre que usar o cartão

“Arredondar para poupar é automático”. O slogan da CGD promove a associação dos cartões de pagamento do banco público a programas de arredondamento. Ou seja, sempre que efetuar uma compra com o cartão, o valor é arredondado e o diferencial é canalizado para uma poupança.

A instituição financeira disponibiliza três programas de arredondamento. Um deles arredonda o valor da compra ao valor unitário superior. A título de exemplo, se o valor da compra for de 5,65 euros, o valor é arredondado para 7 euros, e são creditados 35 cêntimos na poupança do cliente. Outra opção será o arredondamento do montante a pagar ao valor unitário inferior, acrescido de um valor base de poupança à escolha (5, 10, 15, 20 ou 25 euros). Assumindo um valor base de poupança de 5 euros, caso o preço da compra seja de 26,5 euros, o arredondamento é feito para os 26 euros, e são encaminhados 4,5 euros para a poupança. Há ainda a possibilidade de arredondar ao valor superior acrescido de um valor base de poupança à escolha (5, 10, 15, 20 ou 25 euros). Neste método, uma compra de 26,5 euros será arredondada para 27 euros. Se a base de poupança forem 5 euros, o valor a transferir para a poupança serão 5,5 euros.

crédito cartão pagamento

  • Pagamentos são sinónimo de micro poupança no Novo banco

“Novos tempos pedem um novo poupar”, a frase foi escolhida pelo antigo BES (atual Novo banco) para descrever as ambições da sua “Micro Poupança”. O produto lançado em 2011, durante a fase mais crítica da crise financeira em Portugal, foi desenhado para permitir a acumulação de poupanças através de arredondamentos do valor dos pagamentos realizados através da conta à ordem. Nomeadamente, crédito individual, crédito à habitação, pagamentos e carregamentos, por exemplo. O aforrador decide o valor do arredondamento, encaminhando-o para uma conta poupança da sua eleição.

Para começar a micro poupar no Novo Banco precisa apenas de informar a instituição financeira relativamente aos pagamentos sobre os quais o pretende fazer e o modo de arredondamento que pretende aplicar. Este pode ser em múltiplos de 1, 2, 5 ou 10 euros. Indique também a conta ou contas para onde pretende reverter esse valor. Pode por exemplo, definir diferentes contas como destino pata diferentes tipos de movimentos e modos de arredondamento.

Por exemplo, se associar a conta da água ao programa de micro poupança e decidir micro poupar por múltiplos de 2 euros, caso a fatura mensal seja de 30,80 euros, o arredondamento é feito para 32 euros, e são encaminhados para a conta poupança 1,20 euros. Se optar por arredondamentos por múltiplos de 5 euros ao pagamento da prestação do crédito da casa, caso o encargo seja de 226,30 euros, este é arredondado para 230 euros e são encaminhados 3,7 euros para a poupança. Ou seja, poupa o diferencial entre os 230 euros e os 226,3 euros.

crianca

  • No Montepio quem ganha são as crianças

Recentemente, o Montepio também entrou na corrida dos arredondamentos, visando fazer crescer a poupança dos mais jovens. O programa de acumulação de poupança do banco liderado por Félix Morgado permite arredondar os valores das compras com o cartão de débito, pagamentos de serviços ou carregamentos de telemóvel, diferencial que é transferido para a conta de depósitos a prazo associada ao cartão.

O cálculo do arredondamento poderá ser feito para a unidade de euro seguinte, ou em alternativa, para múltiplos de euro seguinte. Ou seja, assumindo uma compra de 33,45 euros, o valor poderá ser arredondado para 34 euros, por exemplo, sendo encaminhados 55 cêntimos para a poupança. É possível reforçar até duas entre quatro contas de poupança: os depósitos Montepio Especial Jovem Poupança, o Montepio Mini Super Poupança, o Montepio Fun Poupança ou o Montepio Futuro Prazo. O reforço da poupança é feito semanalmente.

A adesão ao programa é feita nos balcões do Montepio, ocasião onde serão escolhidas as contas a reforçar e a forma de arredondamento a utilizar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

No arredondar é que está o ganho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião