Uber suspende inscrição de novos automóveis até março

A Uber Portugal está a "repensar" os processos de inscrição e suspendeu, até dia 6 de março, o registo de novos automóveis na plataforma. Medida surge no âmbito do novo "quadro regulatório".

A Uber Portugal bloqueou a inscrição de novos automóveis na plataforma, sabe o ECO. Esta segunda-feira, a empresa de transporte comunicou aos parceiros que “o processo de inscrição na plataforma” vai estar “em revisão” e, por isso, “não será possível inscrever novos veículos até ao próximo dia 6 de março”, lê-se num e-mail a que o ECO teve acesso.

A empresa decidiu também que vai “proceder à suspensão de todas as contas de motoristas e de todos os veículos que não tenham realizado viagens na plataforma nos últimos dois meses”. O ECO confirmou o e-mail junto da Uber Portugal, que optou por não acrescentar mais informações.

Ainda assim, continuará a permitir “a inscrição de motoristas, a inscrição de veículos de substituição e a inscrição de veículos nos quais os parceiros já tenham realizado investimentos financeiros”. Além disso, “motoristas que estejam atualmente ativos e a realizar viagens para empresas de parceiros, poderão também tornar-se parceiros e adicionar um veículo à sua nova conta de parceiro”, indica a empresa.

Segundo a empresa, são decisões que visam “apoiar” os motoristas e parceiros da plataforma “numa transição saudável para um quadro regulatório moderno e inclusivo de novas tecnologias, que esperamos que entre em vigor em breve”. “Apoiar uma transição para [um] novo quadro regulatório exige repensar e rever os nossos processos de inscrição na plataforma”, reconhece a firma.

Recorde-se que já foi aprovada em Conselho de Ministros a lei que vai regular a atividade das plataformas eletrónicas de transporte. A proposta teve luz verde no passado dia 22 de dezembro e, já nessa altura, os responsáveis do setor do táxi consideraram, em declarações ao ECO, que não era suficiente por não impor uma contingentação — isto é, por não limitar o número de veículos a operar ao serviço das plataformas, algo que acontece com os táxis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber suspende inscrição de novos automóveis até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião