Quem será o novo presidente do Parlamento Europeu?
Numa sessão plenária que não se adivinha fácil, Antonio Tajani, do PPE, ou Gianni Pittella, do S&D, são os dois candidatos mais bem posicionados para o cargo e presidente do Parlamento Europeu.
O Parlamento Europeu está reunido esta terça-feira em Estrasburgo, numa sessão da qual sairá um novo presidente para suceder a Martin Schulz, que abandonou o cargo para voltar à política na Alemanha. Por norma, não existem surpresas. Mas não desta vez. De momento, há seis candidatos ao cargo, mas é tido com bastante provável que a presidência seja assumida por um italiano: ou Antonio Tajani do PPE, ou Gianni Pittella do S&D.
Em causa, o facto de populares e socialistas, os dois maiores grupos do hemiciclo, terem rompido um antigo acordo que os levou, nos últimos anos, a apoiar o mesmo candidato, de forma rotativa. O entendimento já era conhecido e, na última semana, os populares revelaram que havia mesmo um documento escrito e assinado por ambos em 2014, em conjunto com os liberais do ALDE, de acordo com o jornal Expresso.
Antonio Tajani, de 63 anos, ex-membro da Comissão Europeia de Durão Barroso, antigo jornalista e eurodeputado durante 14 anos. Gianni Pittella, de 58 anos, eurodeputado há cerca de 18 anos, médico e ex-deputado em Itália. São, respetivamente, os nomes escolhidos por populares e socialistas e um deles poderá ser eleito presidente do Parlamento Europeu ainda hoje. De recordar que esta manhã soube-se que Guy Verhofstadt, do ALDE, abandonou a corrida à presidência desta instituição europeia, segundo a TVI24.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quem será o novo presidente do Parlamento Europeu?
{{ noCommentsLabel }}