5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
O Supremo Tribunal britânico decide hoje se Theresa May pode, ou não, avançar com o processo do Brexit sem a aprovação do Parlamento. Os EUA ficam a conhecer novas previsões para a economia.
O Reino Unido — e a União Europeia — ficam hoje a saber se Theresa May pode ou não avançar com o processo do Brexit sem a autorização do Parlamento. Nos Estados Unidos, serão divulgadas as mais recentes previsões para a economia norte-americana e, por cá, será divulgado o último índice PMI, que mede a saúde da economia da Zona Euro.
May pode ou não avançar com o Brexit?
É um dia chave para o desenrolar do processo de saída do Reino Unido da União Europeia. O Supremo Tribunal britânico decide hoje se a primeira-ministra, Theresa May, pode, legalmente, avançar com o processo do Brexit sem a aprovação do Parlamento. A decisão surge numa altura em que já todos estão a preparar-se para a saída dos britânicos. Na semana passada, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, referiu que a prioridade agora é minimizar o impacto do Brexit.
Economia da Zona Euro continua a recuperar?
A economia da zona euro terminou 2016 com a expansão mais acelerada em cinco anos, segundo o índice de compra de gestores (PMI, na sigla em inglês). A IHS Markit divulga hoje o índice de janeiro e, segundo os analistas consultados pela Bloomberg, deverá haver nova subida, mas o mais importante será haver sinais de que a inflação está a subir. A inflação da Zona Euro fixou-se em 1,1% em dezembro, sendo que o objetivo do Banco Central Europeu (BCE) é chegar aos 2%. Um aumento do preço de produção poderá ser um indicador de que a região está a aproximar deste objetivo, e será isso que o BCE vai procurar.
EUA divulgam previsões para a economia
O Departamento de Orçamento do Congresso norte-americano divulga hoje o seu relatório anual, com as previsões para o crescimento da economia até 2027. O relatório sai na primeira semana da nova administração Trump, numa altura em que o 45.º presidente dos Estados Unidos começa a avançar com as primeiras (e polémicas) medidas, como a saída dos EUA do Tratado Transpacífico ou a renegociação do acordo de comércio livre assinado entre os EUA, Canadá e México (o chamado NAFTA).
Samsung resiste às baterias?
A Samsung divulga os resultados financeiros do ano passado, marcado pelo fiasco do Galaxy Note 7. A tecnológica sul-coreana foi forçada a terminar a produção do último smartphone depois dos vários casos em que as baterias sobreaqueciam e pegavam fogo. O incidente custou à empresa mais de seis mil milhões de euros, mas, ainda assim, a empresa apresentou resultados preliminares superiores a 7 mil milhões de euros no último trimestre do ano, fazendo antever mais um ano de crescimento para a Samsung.
Faria de Oliveira responde aos deputados
Continua a saga da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Desta vez, o auditado é Fernando Faria de Oliveira, antigo presidente do banco público e atual presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB). A sessão de hoje da CPI vai ainda abordar um ponto que poderá mudar o rumo dos próximos inquéritos: vai ser conhecido o Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, que determinou o levantamento do sigilo bancário dos antigos responsáveis da CGD, e que os obriga a entregarem todos os documentos solicitados pelos deputados. Neste âmbito, os deputados vão ainda discutir a recusa de António Domingues em entregar os emails trocados com o Ministério das Finanças.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}