Schäuble: FMI deve ficar fora de futuros resgates na Zona Euro
Para o ministro das Finanças da Alemanha, o FMI está "cansado" de resgatar países europeus. Por isso, Schäuble defende que seja o Mecanismo Europeu de Estabilidade a tratar de resgates futuros.
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse esta quinta-feira que o FMI “está cansado de estar sempre ocupado com os problemas europeus” e que a União Europeia deveria tratar de futuros resgates por si própria e sem a ajuda do fundo.
Por outras palavras, Schäuble defende a substituição das funções do FMI por parte do Mecanismo Europeu de Estabilidade, reforçando-o. É uma ideia defendida pela Alemanha ao abrigo do projeto de reforma da governação da Zona Euro.
"[O FMI] está cansado de estar sempre ocupado com os problemas europeus.”
O governante falava aos jornalistas à margem do encontro de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. Schäuble disse ainda o Banco Central Europeu (BCE) devia seguir os passos da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos e deixar de praticar uma política monetária ultra acomodatícia.
“A Fed já começou a abandonar a política monetária expansionista. Não seria uma má ideia se o BCE e outros começassem a seguir este exemplo”, disse Schäuble, citado pela Reuters. Recorde-se que a Alemanha vai a eleições este ano e tem-se mostrado favorável a um aumento das taxas de juro pelo banco central.
Por fim, Wolfgang Schäuble apelou aos Estados Unidos para se manterem empenhados na economia global e para que não tentem conquistar benefícios à custa de outros países. “Todos temos beneficiado muito” da integração e do comércio global nas últimas décadas, disse, reconhecendo, no entanto, que “é do interesse da América garantir segurança e estabilidade económicas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Schäuble: FMI deve ficar fora de futuros resgates na Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}