Queda da EDP pesa na bolsa de Lisboa
A bolsa nacional arrancou a semana em terreno negativo, penalizada essencialmente pelos títulos do setor energético. A EDP destaca-se com uma desvalorização de quase 2%.
Lisboa arrancou a semana em queda. A bolsa nacional está a acompanhar a tendência negativa das restantes praças europeias, pressionada pela queda acentuada dos títulos da EDP.
O PSI-20 iniciou a sessão a cair 0,52% para 5.271,30 pontos, corrigindo assim da subida de mais de 1% registada no final da semana passada. Na Europa, a tendência é idêntica, com os principais índices a apresentarem quedas entre 0,2% e 0,5%.
A pressionar a praça nacional está essencialmente a empresa liderada por António Mexia, que é arguido no caso dos CMEC. A EDP está a cair 1,47% para 3,22 euros, mas esteve já a perder mais de 2%. A EDP Renováveis segue a tendência, j enquanto a Galp Energia soma ligeiros 0,11% para 13,55 euros.
Nas quedas, destaque também para a Mota-Engil que volta a apresentar uma desvalorização acentuada. A construtora está a perder 2,86% para 2,31 euros.
Na banca, o BCP regista uma subida ligeira de 0,04% para 23,49 cêntimos, isto depois de ter revelado, em comunicado enviado à CMVM, que o Norges Bank reforçou a sua posição. Detém agora uma participação de 2,645% no capital social do BCP.
O Montepio, por seu lado, segue inalterado, depois de sete sessões consecutivas de quedas acentuadas que praticamente anularam as fortes subidas resultantes da expectativa dos investidores quanto à entrada de um acionista. Isto depois de ter sido revelado que o BCP pode ser o plano B caso a Santa Casa não invista no banco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Queda da EDP pesa na bolsa de Lisboa
{{ noCommentsLabel }}