Partido de Macron vence com 32,32% dos votos

  • Lusa
  • 12 Junho 2017

A República em Marcha! venceu a primeira volta das legislativas francesas num escrutínio em que a taxa de abstenção superou os 50%.

A República em Marcha!, o partido de Emmanuel Macron, venceu a primeira volta das eleições legislativas francesas. Obteve 32,32% dos votos, segundo resultados definitivos, isto numas eleições em que a taxa de abstenção foi bastante elevada.

A seguir ao partido do Presidente francês Emmanuel Macron surgem Os Republicanos (direita), com 21,56% dos votos, e a Frente Nacional (extrema-direita), com 13,20%. Os resultados definitivos foram divulgados pelo Ministério do Interior à 01h30 (00h30 em Lisboa), confirmando as sondagens.

Segundo as projeções da France 2, A República em Marcha!, aliada ao partido centrista MoDem, poderá vir a eleger entre 390 e 430 deputados, os Republicanos entre 85 e 125, o PS entre 20 e 35, a França Insubmissa entre 11 e 21 e a FN entre 3 e 10. A maioria absoluta no parlamento francês é de 289 assentos parlamentares em 577.

As urnas abriram às 08h00 horas e encerraram às 20h00 (menos uma Lisboa) deste domingo. Cerca de 47 milhões de eleitores foram chamados a votar nesta primeira volta que contava com 7.878 candidatos. A taxa de abstenção foi elevada, superando a fasquia dos 50%. A segunda volta realiza-se no dia 18 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partido de Macron vence com 32,32% dos votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião