EDP é a marca mais valiosa em Portugal

A elétrica continua a liderar o ranking das empresas mais valiosas do país, elaborado pela Brand Finance. Fica à frente da Galp e Pingo Doce, sendo que a maior queda coube ao BCP.

Qual é a marca mais valiosa em Portugal? A EDP. Não é novidade. Já o era no ano passado, voltando a repetir a proeza no ranking elaborado anualmente pela Brand Finance que coloca a elétrica liderada por António Mexia à frente da Galp Energia e do Pingo Doce. Se estas mantêm as posições, o BCP deu o maior trambolhão.

A elétrica valorizou-se no último ano, passando de 2.335 para 2.683 milhões de dólares, de acordo com a consultora, sendo que a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva apresentou um ganho mais expressivo (1.158 para 1.595 milhões), mas não o suficiente para destronar a EDP. A fechar o pódio está o Pingo Doce, da Jerónimo Martins, avaliado em 754 milhões. O Continente está em oitavo no ranking.

Quem também manteve a posição foi a CGD, que fica à frente da TAP, MEO — que registou uma subida de nono para o sexto lugar — e Nos. Depois do Continente vem outro banco, o BCP, que protagonizou um “trambolhão” no ranking. De acordo com os dados da Brand Finance, o banco liderado por Nuno Amado passou de quinto para nono lugar — o Montepio está em 22º.. A fechar o top 10 está a Cimpor, que subiu três posições.

Se o BCP caiu, a MEO subiu, mas a Portugal Telecom, dona da marca, perdeu uma posição, saindo do top. A Mota-Engil está atrás da PT, sendo que logo depois surge a Navigator que é uma nova entrada direta para a 13ª. posição, praticamente a meio de uma tabela que conta com 25 empresas. No fundo estão a REN, Corticeira Amorim e Delta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP é a marca mais valiosa em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião