Direto Relatório do inquérito à CGD chumbado. Mas comissão é encerrada na mesma
PS, BE e PCP votaram a favor mas a ausência de dois deputados do PS resultou num empate que ditou o "chumbo" do relatório.
Sete contra sete. Os grupos parlamentares do PS, Bloco de Esquerda e PCP votaram a favor do relatório final da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à recapitalização e gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O PSD votou contra aquele que considera ser um “pseudo-relatório”, já que os deputados não chegaram a ter acesso à documentação pedida ao Banco de Portugal, à CGD e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Também o CDS-PP contesta a condução dos trabalhos desta comissão. Já Bloco de Esquerda e PCP acolheram o facto de o relatório final, redigido pelo deputado socialista Carlos Pereira, incluir várias das propostas de alteração que fizeram à versão preliminar do documento.
Com sete votos a favor e sete contra — a votação foi uninominal e não por grupo parlamentar –, não foi possível aprovar o relatório. “Está chumbado”, declarou o presidente da Comissão, Emídio Guerreiro, sobre o empate na votação do relatório principal.
A segunda votação, ponto a ponto, fez aprovar cinco das sete recomendações do documento. A votação destes sete pontos contou já com a votação dos deputados João Galamba e Susana Amador, ausentes na votação geral.
“Esta é a terceira comissão de que faço parte e nunca pensei que fosse tão difícil gerir esta comissão. O facto de não existir vontade de todos os grupos parlamentares na participação desta comissão cria dificuldades na sua realização. No fim de tudo isto, quem não sai beneficiado é a imagem do Parlamento e dos parlamentares”, disse Emídio Guerreiro.
Releia toda a sessão, que o ECO acompanhou em direto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Relatório do inquérito à CGD chumbado. Mas comissão é encerrada na mesma
{{ noCommentsLabel }}