Reserva Federal Americana: Há menos investimento graças à incerteza política
O vice-presidente da reserva federal americana, Stanley Fischer, afirma que há menos investimento das empresas nos respetivos negócios graças à incerteza política nos EUA.
Saúde, regulação, impostos e trocas comerciais: estes são os pontos de incerteza na política que o vice-presidente da Reserva Federal Americana, Stanley Fisher, aponta como possíveis responsáveis de uma diminuição no investimento.
Esta segunda-feira, numa conferência à porta fechada no Rio de Janeiro, Stanley Fisher falou da incerteza política sem nunca mencionar diretamente Trump e a atual administração, diz a Reuters. O vice-presidente da Fed teme que os assuntos que têm marcado a atualidade política americana levem as empresas a serem mais cautelosas nos seus investimentos e os adiem até haver uma maior definição nas políticas.
A proposta do presidente Trump para substituir o atual sistema de saúde, o Obamacare, foi chumbada pelo Senado na passada sexta-feira. O voto do senador John McCain foi decisivo, embora este deseje ver alterações ao sistema de saúde que aumentem a competitividade, baixem os custos e melhorem os cuidados de saúde.
Também as propostas acerca de regulação, impostos e trocas comerciais têm visto dificuldades em conseguir a aprovação do Congresso. Outra das justificações para o abrandamento no investimento é a produtividade decrescente dos trabalhadores, salienta ainda o vice-presidente da Fed.
Há pouco mais de um mês, o Fundo Monetário Internacional avançou novas estimativas acerca do crescimento económico dos EUA, que reviu em baixa: descartou os 3% de Trump e reviu a própria previsão de 2,3% para 2,1% até 2020. O FMI afirma que “o modelo económico não está a funcionar tão bem como podia no crescimento dos rendimentos comuns”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reserva Federal Americana: Há menos investimento graças à incerteza política
{{ noCommentsLabel }}