Universidade do Michigan faz “Vroom” na navegação de Internet Móvel
Navegar na Internet a partir do smartphone poderá estar à altura das exigências de velocidade dos consumidores com um novo sistema que pretende encurtar tempos de carregamento de páginas web.
Uma equipa de cientistas da Universidade do Michigan e investigadores do MIT desenvolveu este mês o “Vroom”, um protótipo de software que permite acelerar os tempos de carregamento de páginas Web em dispositivos móveis, otimizando a interação entre dispositivos e servidores.
Em comunicado, Harsha Madhyastha, professor de Ciências Computacionais e Engenharia na Universidade do Michigan e um dos programadores do software, salienta as potencialidades do “Vroom” no sentido em que apresenta soluções para servidores proxy, nomeadamente nas áreas de segurança e privacidade, e para o projeto Accelerated Mobile Pages da Google, cujo sistema requer que as páginas Web sejam reescritas. “Para qualquer versão de uma página, o ‘Vroom’ melhora o processo de carregamento dessa página”, conclui.
A equipa por detrás do “Vroom” testou o sistema em 100 websites de notícias e desporto. A conclusão é uma redução nos tempos de carregamento das páginas para metade do tempo médio, entre os cinco e os dez segundos. O tempo de carregamento médio de páginas Web a partir de smartphones e tablets é de 14 segundos, com uma ligação 4G, refere o mesmo comunicado.
Por detrás do carregamento de uma página está um processo de pedido de cerca de 100 URLs (os recursos que constituem as páginas). “Quando um browser começa a carregar uma página, tudo o que sabe é o URL principal“, refere Vaspol Ruamviboonsuk, estudante de Doutoramento em Ciências Computacionais e Engenharia e outro dos programadores do “Vroom”, acrescentando que o próprio navegador tem de procurar por si todos os recursos restantes necessários para apresentar a página Web completa.
A equipa de investigadores sublinha a pertinência do “Vroom” num contexto em que a maior parte da navegação na Internet parte de equipamentos móveis como smartphones e tablets. Dados divulgados no passado mês de janeiro pelo estudo Digital in 2017: Global Overview desenvolvido pela We Are Social e pela Hootsuite, revelam que 50% do tráfego na Internet provem de telemóveis; um aumento de 30% face ao ano passado. Já os computadores fixos e portáteis perdem 20%, ocupando 45% do tráfego.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Universidade do Michigan faz “Vroom” na navegação de Internet Móvel
{{ noCommentsLabel }}