Bloco quer incluir rendimentos prediais e de capitais no IRS
Catarina Martins entende que os ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo também deviam ser tributados em sede de IRS para beneficiar a classe média.
O Bloco de Esquerda quer incluir rendimentos prediais e de capitais na tributação do IRS, abrangendo assim ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo. A proposta está a ser negociada com o Governo, avançou a líder bloquista em entrevista à CMTV.
“Há rendimentos que não são do trabalho, que não são salários nem pensões. São pessoas que têm muitos rendimentos de capital ou de propriedade e que deviam ser obrigadas a englobá-los para pagarem uma taxa proporcional”, afirmou Catarina Martins, que entende que a medida pode beneficiar a classe média.
A líder do Bloco de Esquerda também quer desdobrar o segundo e o terceiro escalões de IRS, admitindo fazê-lo no prazo de dois anos.
No que toca a pensões, Catarina Martins entende que é possível ir além dos aumentos ao nível da inflação, apontando para uma folga de 100 milhões de euros. Números da bloquista indicam que o aumento de pensões e de outros apoios custou 700 milhões de euros mas o aumento do emprego gerou 800 milhões de euros de receita.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bloco quer incluir rendimentos prediais e de capitais no IRS
{{ noCommentsLabel }}