Bloco: 230 milhões para o IRS não chegam
Catarina Martins diz que 230 milhões de euros disponibilizados pelo Governo para rever os escalões do IRS são "simbólicos". A líder do Bloco de Esquerda diz que há atrasos na preparação do OE2018.
O Bloco de Esquerda considera insuficientes os 230 milhões de euros que o Governo pretende gastar a mais com a criação de um novo escalão de IRS entre os sete e os 12 mil euros, que estará sujeito a uma taxa de 24,5%, abaixo da taxa de 28,5% que abrange hoje estes contribuintes. “É um montante simbólico”, referiu Catarina Martins, coordenadora dos bloquistas.
“Precisamos de uma revisão dos escalões que cumpra os compromissos que fizemos: mais progressividade e mais rendimento disponível para salários e pensões. Portanto, o montante de 230 milhões de euros acaba por ser muito simbólico quando distribuído”, disse a líder do Bloco em entrevista à Sic, no âmbito das eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro.
Catarina Martins deixou ainda a ideia que vai pedir ao Governo uma subida da derrama estatual, “que é um imposto que só vai para as grandes empresas”, para compensar a revisão dos escalões do IRS. “É preciso equilibrar as contas” entre quem paga impostos em Portugal, explicou ainda.
Para a responsável, “há atrasos” na preparação do Orçamento do Estado de 2018. “Devíamos ter feito isto com muito mais tempo para chegarmos a boas soluções”, disse.
"Precisamos de uma revisão dos escalões que cumpra os compromissos que fizemos: mais progressividade e mais rendimento disponível para salários e pensões. Portanto, o montante de 230 milhões de euros acaba por ser muito simbólico quando distribuído.”
Na mesma entrevista, Catarina Martins considerou que um bom resultado para o Bloco de Esquerda nas autárquicas será “eleger em todo o país”. “Nalguns sítios estamos a disputar a presidência da câmara, como em Salvaterra de Magos e Torres Novas. Noutros locais queremos eleger vereadores pela primeira vez e noutros queremos aumentar o número de vereadores”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bloco: 230 milhões para o IRS não chegam
{{ noCommentsLabel }}