Bloco: 230 milhões para o IRS não chegam

Catarina Martins diz que 230 milhões de euros disponibilizados pelo Governo para rever os escalões do IRS são "simbólicos". A líder do Bloco de Esquerda diz que há atrasos na preparação do OE2018.

O Bloco de Esquerda considera insuficientes os 230 milhões de euros que o Governo pretende gastar a mais com a criação de um novo escalão de IRS entre os sete e os 12 mil euros, que estará sujeito a uma taxa de 24,5%, abaixo da taxa de 28,5% que abrange hoje estes contribuintes. “É um montante simbólico”, referiu Catarina Martins, coordenadora dos bloquistas.

“Precisamos de uma revisão dos escalões que cumpra os compromissos que fizemos: mais progressividade e mais rendimento disponível para salários e pensões. Portanto, o montante de 230 milhões de euros acaba por ser muito simbólico quando distribuído”, disse a líder do Bloco em entrevista à Sic, no âmbito das eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro.

Catarina Martins deixou ainda a ideia que vai pedir ao Governo uma subida da derrama estatual, “que é um imposto que só vai para as grandes empresas”, para compensar a revisão dos escalões do IRS. “É preciso equilibrar as contas” entre quem paga impostos em Portugal, explicou ainda.

Para a responsável, “há atrasos” na preparação do Orçamento do Estado de 2018. “Devíamos ter feito isto com muito mais tempo para chegarmos a boas soluções”, disse.

"Precisamos de uma revisão dos escalões que cumpra os compromissos que fizemos: mais progressividade e mais rendimento disponível para salários e pensões. Portanto, o montante de 230 milhões de euros acaba por ser muito simbólico quando distribuído.”

Catarina Martins

Coordenadora do Bloco de Esquerda

Na mesma entrevista, Catarina Martins considerou que um bom resultado para o Bloco de Esquerda nas autárquicas será “eleger em todo o país”. “Nalguns sítios estamos a disputar a presidência da câmara, como em Salvaterra de Magos e Torres Novas. Noutros locais queremos eleger vereadores pela primeira vez e noutros queremos aumentar o número de vereadores”, disse.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco: 230 milhões para o IRS não chegam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião